page view

RTP sem nomes para presidente

Conselho Geral Independente aguarda pela assembleia geral da empresa.

11 de janeiro de 2015 às 20:10

O Conselho Geral Independente (CGI) ainda não recebeu candidaturas para a nova administração da RTP, que sucederá à liderada por Alberto da Ponte.

Contactado pelo CM, António Feijó, presidente do órgão que tutela a empresa pública, adianta que, ao contrário do que chegou a ser veiculado, os estatutos são omissos sobre a possibilidade de qualquer cidadão se poder candidatar ao Conselho de Administração (CA). "O que dizem os estatutos é que o CGI é que indigita" o novo CA do grupo de rádio e TV, explica.

Contudo, o responsável garante que se for enviada qualquer candidatura, esta "será analisada". Ainda assim, António Feijó revela que já "estabeleceu o perfil do CA e as linhas orientadoras". O presidente da RTP deverá ter uma carreira ligada à cultura, apurou o CM. Recorde-se que Luís Marques – diretor da SIC e ex-administrador da RTP – chegou a ser apontado para o cargo.

Entretanto, tal como o CM avançou ontem, Alberto da Ponte continua a liderar os destinos da empresa, apesar de ter sido demitido pelo CGI, uma decisão confirmada pelo ministro Poiares Maduro, a 4 de dezembro. Para que a demissão seja efetivada, é necessária uma assembleia geral de acionistas. No entanto, esta continua sem data. Até lá, o gestor fica na RTP. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8