Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Televisões mobilizam centenas de profissionais para o sufrágio

CMTV, RTP, SIC e TVI ultimam esforços para que nada falhe este domingo na cobertura das eleições para o Parlamento Europeu
24 de Maio de 2014 às 14:30

Sob o lema ‘Eleições Europeias’ ou ‘Europeias 2014’, as estações generalistas mobilizam meios para sustentar os diretos das sedes dos partidos, as reportagens, as sondagens à boca da urna e os comentários em estúdio. Centenas de profissionais da CMTV, RTP, SIC e TVI vão querer antecipar-se na divulgação dos resultados destas eleições para o Parlamento Europeu, a única instituição europeia que desde 1979 é diretamente eleita pelos cidadãos.

Na CMTV o frenesim informativo vai arrancar às 19h00. José Carlos Castro e Andreia Vale são os rostos que vão conduzir esta emissão especial pela noite fora. Com eles estará mais de uma centena de jornalistas e operadores de imagem distribuídos pelos principais cenários destas eleições: as sedes partidárias e os quartéis-generais dos candidatos.

Pedro Santana Lopes será o comentador residente da emissão que conta também com a análise de João Pereira Coutinho, Joana Amaral Dias, Maria de Belém e Eduardo Dâmaso, diretor-adjunto do ‘Correio da Manhã’.

Com recurso a um grafismo moderno, mas simples e dinâmico, a CMTV acompanhará em permanência, e em direto, as principais reações e resultados do evento que este domingo mobiliza os 28 países da União Europeia. A sondagem a divulgar pela CMTV tem a chancela da empresa Aximage.

Quem fará também uma sondagem à boca da urna será a RTP 1 que escolheu José Rodrigues dos Santos, Carlos Daniel e João Adelino Faria para conduzirem a emissão especial deste domingo. Já os comentários ficam a cargo de José Sócrates e Nuno Morais Sarmento. Dezenas de profissionais estarão espalhados pelas sedes dos partidos para ouvir os protagonistas da noite. A estação pública vai também recorrer à sua rede de correspondestes internacionais, que acompanharão as votações na Europa.

Às 20h00, a SIC quer anunciar quem ganha as eleições, quem perde e por quantos votos com uma sondagem feita à boca da urna pela Eurosondagem. O momento assinala o arranque do especial ‘Europeias 2014’, com Rodrigo Guedes de Carvalho a conduzir a emissão e Clara de Sousa a orientar o debate e a análise aos resultados. A maratona televisiva vai envolver dezenas de profissionais em estúdio, e nos diretos. Luís Marques Mendes e António Vitorino serão os comentadores da maratona televisiva.

Também a TVI promete estar atenta à eleição, este domingo, dos 21 deputados para o Parlamento Europeu. A partir das 20h00, equipas de jornalistas estarão em direto com os principais partidos políticos numa emissão conduzida por José Alberto Carvalho e Judite Sousa. Neste especial ‘Eleições Europeias’, os comentários ficam a cargo de Constança Cunha e Sá e a análise de Marcelo Rebelo de Sousa.

Eleições Europeias Televisões RTP SIC TVI Informação Comentadores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)