page view

"Todos os dias somos roubados de forma indescritível", afirma Medialivre

Luis Santana sublinhou que os conteúdos do grupo são produzidos por jornalistas não precários, que depois são utilizados nas redes sociais "por pirataria".

04 de novembro de 2025 às 19:25

O presidente do Conselho de Administração da Medialivre, Luis Santana, disse esta terça-feira, em Lisboa, que, todos os dias, o grupo é "roubado de forma indescritível", referindo-se ao uso indevido de conteúdos jornalísticos.

"Todos os dias somos roubados de forma absolutamente indescritível", afirmou Luís Santana, numa conferência que assinala os 20 anos da ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

O presidente do Conselho de Administração da Medialivre sublinhou que os conteúdos do grupo são produzidos por uma estrutura muito pesada de jornalistas não precários, que depois são utilizados nas redes sociais "por pirataria", sem controlo.

Este gestor disse que o grupo iniciou um processo de transformação há 12 anos, com o lançamento da CMTV, que tem permitido garantir a sua sustentabilidade.

Contudo, assinalou que os seus principais concorrentes deixaram de ser os media tradicionais, sendo agora constituídos por entidades "que não pagam impostos em Portugal e que levam dois terços das receitas em publicidade", o que considerou difícil de combater.

Na mesma sessão, Pedro Braumann, vogal da direção da confederação portuguesa de meios de comunicação social, referiu que a maior parte dos apoios previstos no plano para a comunicação social é dirigida a potenciar a procura, esquecendo a oferta.

"Nos regionais, não adianta pagar assinaturas, se estes não foram sustentáveis e não houver medidas para fomentar a procura", acrescentou.

Neste sentido, disse que falta uma estratégia diferenciada para o mercado da comunicação social, que não é homogéneo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8