page view

Trump tira apoios e milhões aos media públicos

Pacote que anula pagamen- tos às estações locais de TV e rádio, NPR e PBS aprovado. Presidente diz que comunicação social pública é tendenciosa contra os conservadores e, por isso, desnecessária.

19 de julho de 2025 às 01:30

Depois do Senado, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou o plano do Presidente Trump para cortar cerca de nove mil milhões de dólares (7,7 mil milhões €) em fundos governamentais anteriormente aprovados para a radiodifusão pública e a ajuda externa. O “pacote de rescisão”, que tem gerado polémica e levantado ondas de choque e preocupação, anula 1,1 mil milhões de dólares destinados à Corpora- ção para a Radiodifusão Públi- ca (CPB), previstos para os próximos dois anos orçamentais. A CPB distribui dois terços dos seus fundos a mais de 1500 estações públicas locais de TV e rádio. O restante é entregue à National Public Radio (NPR) e ao Public Broadcasting Service (PBS) para apoiar a programação. Para avançar com este corte, a Casa Branca alega que o sistema público de comunicação social é politicamente tendencioso contra o partido conservador e, portanto, uma despesa desnecessária.

Entretanto, a organização não governamental Repórte- res Sem Fronteiras (RSF) acusou Trump de se ter convertido numa figura-chave “de um movimento político mundial contra o jornalismo”. A RSF diz que administração norte-americana imita os regimes autoritários de todo o Mundo e que o movimento transnacional que existe contra os media encontrou em Trump “um dos seus defensores mais poderosos até agora”, o que facilita “a recente baixa de liberdade de imprensa em todo o Mundo”.

Programa crítico acaba 

A CBS vai acabar com o programa ‘The Late Show with Stephen Colbert’ - o de maior audiência no horário e onde são feitas piadas sobre Trump - em maio de 2026 e abandonar por completo o negócio da TV noturna. O canal, que recentemente concordou pagar 16 milhões de dólares a Trump para encerrar um processo judicial sobre uma entrevista no ‘60 Minutes’, invoca dificuldades financeiras.

A carregar o vídeo ...

O fim de uma era: CBS acaba com ‘Late Show’ com Stephen Colbert

VÍDEO: AP

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8