page view

Vídeo volta a cair e já só vale 20 M€

Em sete anos, DVD e Blu-ray registaram quebra de 42 milhões de euros.

31 de maio de 2014 às 14:00

Entre 2007 e 2013, o mercado físico de vídeo (DVD e Blu-ray) em Portugal perdeu cerca de dois terços do seu valor, passando de 62 milhões de euros para 20 milhões em apenas sete anos. Ou seja, um recuo de 42 milhões, segundo revelam dados divulgados pela GfK Portugal.

Só no ano passado, este segmento vendeu menos 14% de unidades, quando em comparação com 2012, com uma correspondente quebra de valor de mercado na ordem dos 15%. Isto apesar de um recuo nos preços de venda. Entre 2010 e 2013, os discos de Blu-ray adquiridos nas lojas nacionais custaram, em média, menos 32% (de 27,5 euros em 2010 para 18,7 euros em 2013) e os DVD puderam ser adquiridos por menos 10% (de 9 euros em 2010 para 8,1 euros em 2013).

O suporte DVD continua a ser o mais consumido, representando 89% do mercado. Os restantes 11% ficam para o Blu-ray, que, em Portugal, já vale mais de 2,1 milhões de euros.

De resto, três em cada dez equipamentos de leitura de vídeo presentes nos lares das famílias portuguesas estão preparados para ver Blu-ray. No total, existe em território nacional um parque instalado de 93 mil leitores dedicados à leitura deste suporte de alta definição.

Mas não foi apenas o mercado físico de vídeos a registar perdas significativas. No ano passado, de acordo com os números divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), as salas de cinema portuguesas registaram uma quebra de 9% na sua afluência.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8