Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

‘Voz do Cidadão’ regressa dia 17

O novo provedor do telespectador, o investigador José Carlos Abrantes, estreia o seu programa no dia 17 de Setembro.
10 de Setembro de 2011 às 00:30
José Carlos Abrantes é o novo provedor do telespectador
José Carlos Abrantes é o novo provedor do telespectador FOTO: Natália Ferraz

"Está previsto ir para o ar a seguir ao Telejornal. O programa mantém o nome, apenas perde o artigo, ficando apenas ‘Voz do Cidadão’’’, explica o provedor ao CM.

José Carlos Abrantes garante que o seu mandato será marcado pela "componente das redes sociais" e diz ter já obtido eco no Facebook e no Twitter.

‘Redes sociais e o efeito no jornalismo’ será a temática forte da edição de estreia. O segundo programa, revela ainda o provedor, terá como tema ‘A representação de mulheres nos programas de Informação’.

Seis novas rubricas irão preencher cada episódio do renovado formato: ‘A Falar nos Entendemos’ (vox pop); ‘Diz Quem Sabe’ (opinião de especialistas), ‘Escrito e Dito’ (e-mails e cartas dos cidadãos), ‘O E-mail Num Minuto’, ‘Voz da RTP’ (quando for preciso ouvir directores ou outros intervenientes) e ‘Outras Vozes’ (para não-especialistas mas pessoas que, por qualquer razão, ganharam um estatuto particular junto dos portugueses, como escritores, artistas ou outros).

"Julgo que, com esta estrutura, as pessoas vão orientar-se melhor. Saberão do que se está a falar em cada programa", refere José Carlos Abrantes.

Há, contudo, uma particularidade em relação à última rubrica: "‘O E-mail Num Minuto’, que se pretende que seja fixa, pode, no entanto, não ser apresentada em todos os programas. Depende do tempo", adianta o provedor e investigador.

Desde que substituiu Paquete de Oliveira que José Carlos Abrantes tem apostado na divulgação do papel de provedor nas redes sociais, onde também já ouviu algumas críticas. "Há queixas que se repetem e que são as clássicas, como as que se referem à tourada. Depois, há também, com alguma expressão, críticas ao espaço que o futebol ocupa nos noticiários", revela.

JOSÉ CARLOS ABRANTES RTP REDES SOCIAIS TELESPECTADOR
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)