Príncipe André abdica de título real
Palácio de Buckingham confirma decisão em comunicado.
O príncipe André concordou em renunciar o seu título de duque de York esta sexta-feira, segundo um comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham, citado pelo jornal britânico, The Guardian.
"Em conversa com o rei e com a minha família imediata e alargada, concluímos que as contínuas acusações contra mim distraem a atenção do trabalho de Sua Majestade e da Família Real", afirma.
“Decidi, como sempre fiz, colocar em primeiro lugar o meu dever para com a minha família e o meu país. Mantenho a minha decisão de há cinco anos de me afastar da vida pública", pode ler-se na nota.
"Com o consentimento de Sua Majestade, considero que devo agora dar um passo em frente. Por conseguinte, deixarei de usar o meu título e as honras que me foram conferidas. Como já disse anteriormente, nego veementemente as acusações que me são dirigidas", concluiu.
O anúncio veio no seguimento de relatos de que o rei Carlos estava a considerar retirar ao príncipe Andrew o título de duque de York após uma série de alegações. O Palácio de Buckingham terá chegado a um "ponto crítivo" devido às manchetes sobre as ligações de Andrew ao falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt