Bárbara Norton de Matos alvo de ataques após partilhar entrevista de Herman José

Atriz reagiu à onda de críticas.

27 de janeiro de 2026 às 13:59
Bárbara Norton de Matos
Bárbara Norton de Matos Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Esta segunda-feira, 26 de janeiro, Bárbara Norton de Matos recorreu às 'stories' da sua conta de Instagram para partilhar um excerto de um vídeo antigo com uma entrevista a Herman José, datada de 2018.

Os excertos em causa, que podem ser vistos numa montagem feita e partilhada pela conta de Instagram ‘Recriar Portugal’ incluem declarações em que o humorista critica a "falta de abertura das redes sociais para o debate, a discussão saudável, de alguns temas". No vídeo Herman José também fala sobre os de esquerda se "considerarem donos da verdade absoluta e que todos aqueles que não estiverem à esquerda são atrasados mentais".

Pub

Mais tarde, Bárbara Norton de Matos publicou um vídeo onde revelou ter sido alvo de vários insultos e ataques após a partilha. "Recebi muitas mensagens de ódio, a chamarem-me nomes, mas isso não vai mudar nada daquilo que eu sou. Só vem é confirmar que pensar livremente ainda faz barulho. E é isso que... É isso que é assustador e dá que pensar. É só isto", disse.

Ainda assim, as declarações partilhadas de Herman José não estariam diretamente relacionadas com o espectro político, mas antes com a falta de abertura ao diálogo e à aceitação de diferentes opiniões.

Já esta terça-feira, Bárbara Norton de Matos voltou a tocar no assunto. "Chocada. Não pelo que partilhei, porque não havia ali nada de errado. Foi um alerta para a dificuldade que temos, hoje em dia, em aceitar opiniões diferentes das nossas", começou por escrever.

Pub

E continuou: "O que me chocou, a seguir ao meu Reels, foram as mensagens privadas a dizerem-me que, se já não trabalhava em televisão, agora é que nunca mais iria trabalhar por 'me ter mostrado de que lado estou'. Porque isto não é sobre lados é sobre liberdade, respeito e democracia. Isto diz muito mais sobre o estado das coisas do que sobre o conteúdo que partilhei. As pessoas não podem transformar-se em alvos a abater só por pensarem de forma diferente."

"Há uma agressividade que eu, sinceramente, não consigo compreender. Isso entristece-me, mas também confirma uma realidade: ainda temos muita dificuldade em respeitar opiniões diferentes e em viver uma verdadeira liberdade de expressão. Confesso estou cansada, só sou eu?", concluiu a atriz.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Bárbara Norton de Matos (@barbaranortondematos)

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar