Conheça o relato chocante da cineasta que acusa Nuno Lopes de violação: "Este preservativo está a matar-me"

Documentos do processo judicial apresentado num tribunal de Nova Iorque, a que o CM teve acesso, revelam todos os pormenores do crime de que o ator é acusado.

02 de julho de 2025 às 14:54
Partilhar

Num processo judicial instaurado em novembro de 2023, em Nova Iorque, A.M. Lukas, aspirante a argumentista e cineasta, acusou o ator Nuno Lopes de a ter drogado e violado em 2006.

A defesa do artista português de 47 anos pediu agora a realização de um julgamento sumário nos Estados Unidos, justificando que as provas até agora apresentadas demonstram que não foi responsável pelas acusações que lhe são imputadas.

Pub

No processo, A.M. Lukas, nome artístico de Anna Martemucci Lukas, que se identifica como pessoa não-binária, acusou o ator português de a ter drogado e violado quando se conheceram no Festival de Tribeca, em Nova Iorque. Na altura, Nuno Lopes refutou todas as acusações, afirmando em comunicado ser "moralmente e eticamente incapaz" de tais atos, hoje como há 17 anos - quando era estudante de representação na cidade norte-americana.

Sobre os factos ocorridos em 2006, reportando-se às "poucas e horríveis recordações fragmentadas dessa noite e das primeiras horas da manhã", A.M. Lukas relatou que Nuno Lopes lhe segurou "as pernas moles" e a violou, detalhando as várias formas como o fez, enquanto Lukas entrava e saía de estados de consciência.

Pub

Na acusação, a que o CM teve acesso, Lukas conta que conheceu o ator a 28 de abril de 2006 e que, na altura em que foram apresentados, este "estendeu a mão e tocou-lhe na cintura". À medida que a noite avançava, Lukas começou a "sentir o corpo ficar mais pesado do que o normal, apesar de ter consumido apenas algumas taças de vinho". Pouco depois, "começou a perder a memória - outra experiência incomum e assustadora para 'eles' [pronome usado por se tratar de pessoas não-binárias]".

O documento diz ainda que, nos fragmentos de memória do sucedido, Lukas "lembra-se de ver o Sr. Lopes ajoelhado" diante dela, segurando-lhe "as pernas enquanto penetrava o seu corpo com o pénis dele". Afirma ainda que o ator a penetrou "por trás" e lembra-se de o ouvir dizer: "Este preservativo está a matar-me", enquanto o retirava "do seu pénis flácido".

Pub

Num relato chocante, Lukas acusa ainda Nuno Lopes de se masturbar sobre o seu corpo "nu e imóvel", talvez "num esforço para conseguir uma ereção" e lembra-se de "tentar vestir as suas roupas" e do "Sr. Lopes tirá-las". Finalmente, conta que o ator chamou-lhe um táxi nas primeiras horas da manhã do dia 29 de abril de 2006, deu-lhe 30 dólares (cerca de 25 euros) para pagar e o número de telemóvel.

No dia seguinte, Lukas foi ao hospital, onde lhe foi realizado um exame com recurso a um kit de violação e denunciou o crime à polícia, consciente de que a sua vida "tinha mudado para sempre".

Pub

A alegada vítima diz sofrer sintomas de Stress Pós-Traumático (PTSD) e que o trauma da violação já a fez tentar pôr fim à própria vida, além de lhe ter custado vários projetos profissionais.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar