Constança Braddell com esperança após ter “vida por um fio”
Modelo de 24 anos está a tomar medicamento revolucionário para a fibrose quística há um mês e nota melhorias no seu estado de saúde
Um mês depois de ter iniciado o tratamento inovador para combater a fibrose quística, Constança Braddell, de 24 anos, tem retomado aos poucos as suas rotinas e respondeu a algumas curiosidades dos seguidores sobre a doença.
A modelo partilhou que a recuperação tem sido "difícil" mas "com determinação tudo se consegue". "A mente controla o corpo, já tive várias provas disso, por isso tento manter-me positiva o máximo possível", explicou, reforçando: "A verdade é que quando vemos a nossa vida por um fio, arranjamos força para lutar"
Por isso, vai traçando pequenas metas. Para já, o seu objetivo é "deixar de usar oxigénio", mas conta que "desde o primeiro dia" que começou a tomar o Kaftrio (cujo tratamento anual custa 200 mil euros), sentiu melhorias no seu estado de saúde.
Apelo
Constança emocionou o País ao gravar um vídeo intitulado ‘Não quero morrer. Quero viver’, onde dá a conhecer o drama que vive desde que foi diagnosticada com fibrose quística, uma doença genética que afeta principalmente os pulmões e que a obriga a ter respiração assistida. Na altura, a modelo quis chamar a atenção para a existência de um medicamento, Kaftrio, que poderia melhorar o seu estado e aumentar a sua esperança de vida. O seu relato chegou a milhares de pessoas e ao Governo e o fármaco chegou às suas mãos em uma semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt