Disney paga mais de 4 milhões de euros a atriz Julia Ormond em caso de abuso sexual
Estrela foi uma das vítimas do produtor Harvey Weinstein, que está a cumprir pena.
A Walt Disney Co. pagou 4,75 milhões de euros à atriz inglesa Julia Ormond, num acordo revelado pelo 'Daily Mail', relacionado com abusos sexuais cometidos por Harvey Weinstein em 1995, quando o produtor trabalhava para a Miramax, então propriedade da Disney.
Segundo a publicação, Julia Ormond processou a Disney por "negligência", alegando que os executivos da empresa tinham conhecimento do comportamento de Harvey Weinstein, mas optaram por mantê-lo no cargo. O acordo, assinado a 31 de março deste ano, não implica uma admissão de culpa por parte da multinacional, apenas o pagamento.
Julia Ormond, conhecida por papéis em filmes como 'Lendas de Paixão' (1994), ao lado de Brad Pitt e Anthony Hopkins, ou 'O Primeiro Cavaleiro' (1995), com Sean Connery e Richard Gere, afirma ter sido abusada sexualmente após um encontro profissional com o produtor. A atriz contou que foi chamada para discutir um projeto que nunca se concretizou e, mais tarde, Weinstein insistiu que a reunião prosseguisse no apartamento alugado para a atriz pela Miramax, onde ocorreu a agressão.
Além da Disney, Julia Ormond processou também a sua antiga agência, a Creative Artists Agency (CAA), acusando-a de não a proteger. A CAA defendeu-se afirmando que não tinha conhecimento das condutas de Weinstein.
Atualmente, Harvey Weinstein cumpre penas que totalizam 39 anos de prisão por crimes de assédio e abuso sexual. Pelo menos 80 mulheres acusaram o ex-produtor de comportamentos abusivos ao longo da sua carreira, sobretudo durante o período em que controlava a Miramax, entre 1993 e 2005, antes de fundar a The Weinstein Company com o irmão Bob.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt