Escândalo real: príncipe belga reconhece filho 25 anos depois

Laurent da Bélgica assumiu finalmente ser pai de Clément Vandenkerckhove. Conheça a história.

16 de setembro de 2025 às 11:55
Laurent da Bélgica
Laurent da Bélgica
Laurent da Bélgica
Clément Vandenkerckhove

1/4

Partilhar

O Príncipe Laurent da Bélgica, irmão mais novo do rei Philippe e primo afastado de Carlos III de Inglaterra, confirmou ser pai de Clément Vandenkerckhove, de 25 anos. O anúncio foi feito esta terça-feira, 9 de setembro, através de um comunicado enviado à imprensa belga.

"Com esta mensagem, reconheço que sou o pai biológico de Clément Vandenkerckhove. Conversámos aberta e honestamente sobre este assunto nos últimos anos. Este anúncio resulta de um sentimento de compreensão e respeito por todos os envolvidos", declarou o príncipe, pedindo ainda discrição perante "a natureza íntima" do caso.

Pub

Clément Vandenkerckhove é fruto de uma relação do príncipe com a modelo e cantora Wendy van Wanten (nome artístico de Iris Vandenkerckhove), com quem Laurent manteve um envolvimento nos anos 1990, após se terem conhecido num desfile em Paris. O romance nunca chegou a ser assumido publicamente, apesar de ambos terem sido vistos juntos em eventos da realeza, como o casamento do príncipe Eduardo, em 1999.

Casado desde 2003 com a princesa Claire, com quem tem três filhos, a princesa Louise (21 anos) e os gémeos Nicolas e Aymeric (19), Laurent quebrou agora anos de especulação mediática sobre a paternidade de Clément Vandenkerckhove.

Pub

A revelação surge a par da estreia de um documentário no canal belga VTM, intitulado 'Clement, Son of…', que contará com o primeiro testemunho público do jovem. "O meu pai não fez nada de errado, a minha mãe não fez nada de errado. Só quero ter uma vida normal, sair e beber uma cerveja com o meu pai, sem ter de ouvir constantemente: 'Sabes mesmo quem é o teu pai?'", afirma Clément num excerto divulgado.

Curiosamente, este caso surge apenas cinco anos depois de outro escândalo semelhante no seio da família real belga: o pai do príncipe, o rei emérito Alberto II, que após uma longa batalha judicial e um teste de ADN, reconheceu oficialmente a paternidade de Delphine Boël, hoje princesa Delphine.

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar