Vencedor da Eurovisão faz história entre a comunidade homossexual

Johannes Pietsch, da Áustria ganhou a 69.ª edição do certame musical, com o tema 'Wasted Love'.

18 de maio de 2025 às 11:50
Johannes Pietsch
Johannes Pietsch
Johannes Pietsch
Johannes Pietsch

1/4

Partilhar

O austríaco JJ, nome artístico de Johannes Pietsch, foi o vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2025, com o tema 'Wasted Love', inspirada numa experiência pessoal de amor não correspondido.

O contratenor austríaco, de 24 anos, mostrou uma performance a preto e branco, que se destacava por fundir elementos de ópera, pop e música eletrónica, o que o levou a conquistar a vitória, com um total de 436 pontos, resultado da combinação de 258 pontos do júri e 178 do televoto.

Ao receber o troféu das mãos de Nemo, vencedor de 2024, JJ emocionou-se e apelou a "mais amor" na Europa, sublinhando a importância da empatia e da união das pessoas, num contexto político e social desafiante. 

Pub

Johannes Pietsch é formado em canto lírico e membro da Ópera Estatal de Viena e atualmente frequenta a Universidade de Música e Artes de Viena. Além disso, o músico é homosexual, o que reforçou a sua mensagem de inclusão no palco.

"Vamos espalhar amor, pessoal", disse, ao mesmo tempo que expressava o seu orgulho por ser o primeiro vencedor da Eurovisão assumidamente gay e com raízes filipinas, um país onde a homossexualidade ainda é tabu. A sua mensagem, acrescentou, é sobre "igualdade e aceitação para todos".

O novo vencedor da Eurovisão é filho de um informático austríaco e de uma chef filipina, e durante a infância, viveu no Dubai, onde teve os primeiros contactos com a música, participando em festas de karaoke com a família. Além do alemão, JJ fala fluentemente inglês, francês e tagalo, mostrando a a sua herança multicultural.

O jovem austríaco participou, em 2020, na 9.ª temporada do 'The Voice UK', ficando na equipa do vocalista dos Black Eyed Peas, will.i.am até à fase das batalhas. No ano seguinte, foi finalista no programa austríaco 'Starmania'.

Pub

De referir que esta foi a terceira vitória da Áustria: a primeira aconteceu em 1966, com Udo Jürgens e em 2014, com Conchita Wurst .

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar