Imprensa britânica revela o salário milionário de William de Inglaterra

Divulgados os dados financeiros sobre o segundo ano do príncipe enquanto gestor do Ducado da Cornualha.

29 de janeiro de 2026 às 08:39
Retrato de família de William, Kate e seus filhos George, Charlotte e Louis Foto: DR
O príncipe William discursa no evento Earthshot Prize Foto: DR
A família real posa junta, com William em uniforme militar Foto: DR
O ducado tem várias propriedades agrícolas
William e Kate visitam centro de reabilitação Foto: DR

1/5

Partilhar

Reinar pode não ser fácil mas o salário compensa! Esta semana, foram divulgados os dados financeiros sobre o segundo ano de William enquanto gestor do Ducado da Cornualha e os números impressionam qualquer um: os rendimentos distribuíveis - aqueles que servem precisamente para cobrir as despesas oficiais, privadas e beneficentes da Casa de Gales, incluindo os rendimentos do príncipe, da sua esposa, Catherine, e dos três filhos do casal - alcançaram os 25,5 milhões de euros. 

Contas feitas pela imprensa britânica, a família dispõe de qualquer coisa como 69 mil euros brutos por dia para viver. Fontes oficiais explicam que o príncipe paga imposto de renda sobre o valor recebido, após a dedução das despesas domésticas do seu agregado familiar, mas ainda assim, o que sobra seria o sonho de qualquer trabalhador comum. 

Pub

Importa notar que, tecnicamente, William não aufere um “salário” tradicional como um funcionário comum. A sua remuneração decorre da administração e dos rendimentos do ducado, que detém um património de mais de 130 mil acres de terras, e um vasto elenco de imóveis e explorações agrícolas e industriais espalhadas por Inglaterra e País de Gales, avaliado em mais de mil milhões de euros.    

William assumiu o controle do Ducado da Cornualha em 2022, quando o seu pai ascendeu ao trono, após a morte da rainha Elizabeth II. Desde então, o príncipe tem desempenhado um papel ativo na gestão da propriedade, que não só financia o seu estilo de vida e compromissos oficiais como foi projetado historicamente para garantir independência financeira ao futuro rei.

Observadores lembram, contudo, que o contexto financeiro de membros da família real britânica é complexo: embora a renda pessoal provenha do ducado, o financiamento de atividades oficiais depende também de outras fontes, como a Sovereign Grant, que sustenta os gastos públicos da monarquia.

Pub

 Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos


Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar