Infanta Sofia gasta uma fortuna para estudar em Lisboa. Saiba quanto custa a vida de estudante da filha dos reis de Espanha

Vive longe dos palácios e com regras apertadas, mas a vida universitária da irmã da princesa Leonor em solo português tem custos avultados.

28 de janeiro de 2026 às 10:16
Infanta Sofía Foto: Casa de S.M. el Re
Infanta Sofía Foto: Casa de S.M. el Re
Marcelo Rebelo de Sousa recebe a infanta Sofia no Palácio de Belém Foto: Direitos Reservados
Infanta Sofia de Espanha Foto: Direitos Reservados

1/4

Partilhar

A Infanta Sofia, de 18 anos, está a viver uma fase muito diferente da que muitos poderiam imaginar para um membro da realeza. Desde setembro, a filha mais nova dos reis de Espanha leva uma vida discreta e pacata em Lisboa, onde iniciou o seu percurso académico universitário.

A irmã da princesa Leonor está a estudar no Forward College, situado na baixa lisboeta, onde frequenta o curso de Ciência Política e Relações Internacionais.

Pub

Mas afinal, quanto custa esta estadia na capital portuguesa? Segundo a revista 'Nova Gente', só a residência estudantil onde a Infanta Sofia está instalada representa um valor significativo. O alojamento tem um custo anual que pode variar entre 9 880 e 13 520 euros, o que corresponde a cerca de 1 000 euros por mês, com valores semanais entre os 190 e os 260 euros.

A este montante somam-se outras despesas essenciais. O seguro de saúde privado tem um custo anual de 325 euros, enquanto o passe de transportes públicos ronda os 390 euros por ano. Em alimentação, estima-se um encargo anual entre 1 500 e 2 600 euros. Já as despesas de lazer — que incluem ginásio, cinema e atividades sociais — podem oscilar entre 1 300 e 1 950 euros anuais. Para o plano de telemóvel, o custo ronda os 130 euros por ano.

Pub

A jovem vive numa residência estudantil em Benfica, com vigilância 24 horas e regras rigorosas de convivência. É proibido fumar, ter animais de estimação ou receber visitas durante a noite. A localização é estratégica: fica a cerca de 30 minutos de metro do Chiado e a apenas cinco minutos de Monsanto, permitindo-lhe conciliar estudos, deslocações e algum lazer com tranquilidade.

A vizinhança garante que nada mudou na pacata freguesia de Benfica, desde que a Avenida do Colégio Militar, paredes meias com o Colombo, ganhou uma nova e ilustre moradora, a Infanta Sofia. Mas a calmaria pode ser só aparente uma vez que a Infanta é constantemente vigiada por agentes da polícia espanhola. Serão entre 10 e 12 e mantêm a princesa em segurança com… ajuda portuguesa. O CM sabe que a 3ª Divisão da PSP de Lisboa foi contactada pelo Estado espanhol para destacar alguns dos seus efetivos para apoiar a segurança da Infanta sempre que esta se encontra em Portugal.

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar