Já há data para o julgamento do filho da princesa da Noruega acusado de quatro violações
Marius Borg Høiby enfrenta um dos maiores escândalos da monarquia norueguesa: é acusado de 32 crimes.
A Noruega enfrenta uma das maiores crises da sua família real. Marius Borg Høiby, filho mais velho da princesa Mette-Marit e enteado do príncipe herdeiro Haakon, foi formalmente acusado de 32 crimes, incluindo quatro violações, conforme anunciou o procurador-geral do país, Sturla Henriksbo.
O julgamento está agendado para 2026, entre 3 de fevereiro e 13 de março, no Tribunal de Oslo, com uma duração prevista de seis semanas. No total, serão realizadas 24 sessões de audiência, nas quais Marius Borg Høiby, e os restantes envolvidos serão ouvidos.
Segundo a acusação, os crimes de violação ocorreram em 2018, 2023 e 2024, sendo a última já depois de iniciada a investigação. Marius Borg Høiby, de 28 anos, é suspeito de "uma violação com penetração" e "três sem penetração". De acordo com a lei norueguesa, a definição de violação abrange também atos sexuais sem penetração, cometidos quando a vítima não consegue resistir.
Caso seja condenado, o filho da princesa arrisca-se a uma pena máxima de dez anos de prisão. O procurador-geral sublinhou que o processo será tratado como qualquer outro: "O facto de Marius Borg Høiby fazer parte da família real não deve significar que seja tratado com mais brandura ou mais severidade do que se atos semelhantes tivessem sido cometidos por outras pessoas", afirmou, acrescentando: "Este caso é muito grave. Violação e violência em relacionamentos íntimos são atos muito graves que podem deixar marcas duradouras e destruir vidas."
Perante a gravidade das acusações, o príncipe Haakon foi o primeiro membro da família real a reagir publicamente, admitindo que este é um momento "desafiante e difícil para todos". Num comunicado oficial, frisou: "Ficaram esclarecidas quais as acusações. Cabe ao tribunal agora decidir. Da nossa parte continuaremos a cumprir as nossas obrigações."
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt