José Cid em noite de pânico fica com casa parcialmente destruída pelo temporal: "Estou muito triste"

Cantor, de 83 anos, viu um pinheiro centenário cair sobre parte do seu palacete em Mongofores.

28 de janeiro de 2026 às 21:23
"Árvore caiu a cinco metros da cama da minha filha": Palacete de José Cid muito danificado devido ao mau tempo
Temporal causa destruição na casa de José Cid em Mongofores
Temporal causa destruição na casa de José Cid em Mongofores
Temporal causa destruição na casa de José Cid em Mongofores
Temporal causa destruição na casa de José Cid em Mongofores
Temporal causa destruição na casa de José Cid em Mongofores
José Cid sofreu danos na sua casa em Mongofores devido à queda de um pinheiro.
Casa de José Cid danificada após queda de pinheiro centenário em Mongofores

1/8

Partilhar

Foi uma madrugada de susto e sobressalto para José Cid. O cantor, de 83 anos, viu a sua casa em Mogofores, Anadia, ser parcialmente destruída pela queda de um pinheiro na sequência do mau tempo provocado pela depressão Kristine que tem fustigado o país nos útimos dias. O cantor, a sua mulher, Gabriela Carrascalão e a filha, Ana Sofia, ainda dormiam quando acordaram sobressaltados com o estrondo. Ainda assim, o incidente não provocou feridos.

Tudo aconteceu por volta das 4/5 da manhã de quarta-feira quando a árvore caiu violentamente sobre a casa e destruiu parte da capela que o músico tem no primeiro andar. “É uma árvore monstruosa que tem mais de cem anos e que já foi plantada pelo meu pai. Em homenagem à sua memória nunca a tinha cortado verdadeiramente a não ser uns ramos que davam para a estrada”, contou o músico ao CM, sublinhando que a árvore “caiu a cinco metros da cama” da sua filha. “Felizmente ninguém se magoou, mas se a árvore tivesse caído para o outro lado tinha atingido também o nosso quarto e parte do estúdio”, refere Gabriela Carrascalão que, no meio da destruição, sublinha: “Apesar da capela ter ficado muito danificada, nenhuma das imagens que lá temos dentro foi atingida”. José Cid desabafa ainda: “Nunca tínhamos vivido uma situação como esta, a não ser uns galhos que caem com o vento. Agora até vou mandar arrancar os cedros que tenho em frente à casa e que têm muitos metros de altura”.

Pub

Os danos na casa que soma 120 anos são avultados, mas só durante o dia de hoje é que deverá ser feito um levantamento dos prejuízos. “Estamos muito tristes, mas a casa tem seguro e já estamos a tratar das coisas”, afirma José Cid. “Tudo tem um princípio, um meio e um fim e agora vai ter de haver uma renovação. Para já vou dar lenha à povoação da terra para se aquecer este inverno”. Já durante a tarde de quarta-feira, a parte afetada da casa do cantor recebeu uma intervenção temporária por parte dos serviços camarários até poder ser devidamente reconstruída, assim que a seguradora o autorize e o tempo o permita.

Pub

Entretanto, e dada a destruição que o mau tempo tem causado no centro do pais, José Cid afirma que está disponível para realizar concertos solidários, isto numa altura em que se prepara para lançar uma nova música, ‘Poesia’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar