Nove cirurgias em apenas um ano e meio: Gustavo Carona luta contra doença debilitante
O médico de 43 anos, que tem uma doença incapacitante, revelou que no último ano passou por diversas operações.
Gustavo Carona, que se destacou como uma das vozes mais ativas da pandemia, enfrenta uma dura batalha.
O médico de 43 anos luta contra uma doença debilitante que o obrigou, só no último ano e meio, a passar por nove cirurgias, tendo a última sido a 3 de setembro.
A sua condição deixa-o preso a uma cama ou a uma cadeira. “Tenho uma doença relativamente mal explicada, mas basicamente consiste em dor crónica que tem vindo a agravar nos últimos anos. Agrava quando estou sentado ou de pé, o que faz com que eu esteja muito tempo confinado à posição de deitado”, contou nas suas redes sociais.
Atividades banais transformaram-se em impossibilidades. “Ir do Porto até Lisboa hoje para mim é um sonho. É impossível quase (…) a minha vida resume-se muito em estar em frente ao computador”, partilhou.
O diagnóstico continua a ser uma incógnita. “Não temos certezas, temos interpretações. Parece ser a doença de Lyme pós-tratamento, que já foi tratada, mas que depois deixa sintomas a longo prazo. É parecido ao que conhecemos da Covid longa, síndromes pós-infecciosas, que não têm marcadores inequívocos e sintomas inespecíficos”, referiu Gustavo Carona.
Apesar das limitações, o médico continua como ativista humanitário e juntou-se ao movimento 'Palestina pela Positiva', centrado nos direitos humanos. "Tive meses particularmente difíceis e agora estou melhorzito. A ressuscitar, a renascer e a querer fazer coisas, a lutar por aquilo que eu acredito, em particular os direitos humanos, neste caso dirigidos à Palestina", começou por dizer, acrescentando: "Pedimos a todas as pessoas que olhem para a Palestina pela positiva, olhem com o coração."
View this post on InstagramA post shared by Por um Mundo com mais Coração (@gustavocarona)
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt