Polémica: a vida privada do gestor que deixou a Galp devido a ‘affair’

Filho de um empresário de Alcobaça e de mãe francesa, nunca trabalhou com o pai, estudou nos Estados Unidos e casou com descendente da família que fundou a Vista Alegre.

18 de janeiro de 2025 às 01:30
Filipe Silva, CEO da GALP
Partilhar

No passado dia 7 de janeiro, Filipe Silva, de 60 anos, abandonou a presidência da Galp por suspeita de conflito de interesses devido a um alegado relacionamento com uma diretora de topo da empresa, revelado por uma denúncia anónima.

Mas quem é, afinal, o antigo líder da petrolífera, que, até aqui, sempre valorizou a discrição? De acordo com a ‘Sábado’, Filipe Silva é, na verdade, Filipe Quintin Crisóstomo Silva, filho de João Crisóstomo Silva, fundador da Trivalor - que antes da pandemia era o terceiro maior empregador privado do País, com mais de 30 mil funcionários - e da francesa Jeannine Quintin.

Pub

Licenciado em Economia e Gestão Financeira pela Catholic University of America, Washington D.C., onde também fez mestrado em Gestão Financeira, Filipe Silva nunca trabalhou com o pai, natural de Alcobaça. Dentro da Galp poucos sabiam que pertencia aos Crisóstomo Silva. “Pedia para o tratarem apenas por Filipe”, disse uma das fontes que falou com a ‘Sábado’.

Antes da Galp, o gestor trabalhou na banca e, aos 30 anos, casou com Maria Mendes de Almeida, neta do 4.º conde de Caria, Bernardo Mendes de Almeida, e prima da mulher do empresário Pedro Queiroz Pereira, Rita Mendes de Almeida. Separado há um ano, Filipe Silva tinha um acordo com a descendente dos fundadores da Vista Alegre: nem sempre a acompanhava aos eventos a que ela gostava de ir. “Via-a muitas vezes no social sem ele”, contou um amigo do casal à publicação.

De resto, sabe-se que o gestor gosta de andar de barco nas praias da Arrábida, onde vários membros da família têm casa.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar