Quem é afinal Amanda Ungaro, a ex-modelo que ameaça "expor tudo" sobre o casal Trump
O discurso de Melania Trump sobre Epstein parece ter enfurecido a ex-modelo deportada pelo ICE.
Os caminhos de Amanda Ungaro e de Melania Trump cruzaram-se várias vezes em Nova Iorque. Ambas as mulheres são ex-modelos que circulavam nos mesmos círculos de celebridades e casaram-se com empresários que chegaram até Washington.
Amanda Ungaro, de 41 anos, brasileira, acabou detida pelos agentes de imigração dos EUA na sua casa. Melania Trump parece não ter nada a ver com isso. Mas a ex-modelo brasileira lançou ameaças recentemente contra a primeira-dama e contra Donald Trump afirmando que vai divulgar tudo o que sabe sobre o passado do casal.
Mas quem é afinal Amanda Ungaro? A ex-modelo tornou-se conhecida no início dos anos 2000 nas passarelles da Europa. De Paris, ainda adolescente, mudou-se para Nova Iorque. Esta mudança de Ungaro envolveu um nome conhecido, o de Jeffrey Epstein, que terá promovido esta viagem para ela e outras dezenas de meninas menores. O próprio pedófilo, Ghislaine Maxwell e o empresário Jean Luc Brunel - conhecido agora como a ponte de Epstein com o Brasil - estavam no voo.
Ungaro já foi convidada para prestar depoimento sobre as investigações de tráfico sexual contra Epstein, mas o que tornou o nome da ex-modelo polémico mais recentemente é outro assunto.
Enquanto vivia em Nova Iorque, Ungaro conheceu o dono da agência ID Models, Paolo Zampolli, com quem teve um relação de quase duas décadas, mas que acabou em 2023 depois de o empresário ter sido apanhado a enviar mensagens a uma profissional do sexo. Foi a gota d'água para uma relação marcada por abuso sexual, revelou a ex-modelo numa entrevista ao jornal 'O Globo'.
Antes disso, Paolo Zampolli deixou a vida de agente de modelos para trabalhar com Trump. Primeiro promovia almoços luxuosos e festas extravagantes, mas a campanha para as eleições presidenciais de 2016 tornou a relação profissional ainda mais próxima. Zampolli chegou a afirmar na altura que foi o responsável pela legalização de Melania Trump nos Estados Unidos. Atualmente, ele é o enviado especial do presidente dos EUA para parcerias globais.
Mas a separação de Paolo Zampolli e Amanda Ungaro abriu uma guerra para o ex-casal pela custódia do filho de 16 anos. A ex-modelo voltou a casar, com um médico brasileiro que trabalhava na Flórida, e seguia a vida até ser surpreendida às seis da manhã com agentes de imigração a invadir a sua casa e a deter o casal.
Amanda Ungaro passou três meses detida nas instalações do ICE, onde diz ter visto uma série de maus-tratos, tal como denunciou em fevereiro em entrevista ao jornal 'O Globo'.
A ex-modelo também acusou o ex-marido de ter usado a sua influência na Casa Branca para que ela e o novo marido fossem detidos. O 'New York Times' noticiou que Zampolli teria, de facto, falado com um alto funcionário da imigração para que a ex-mulher fosse levada a um centro de detenção do ICE antes de a fiança ser estabelecida.
Ela também acusou o ex-marido de pagar suborno à sua advogada de imigração para adiar ainda mais a resolução daquela detenção.
"Eu entrei com visto de trabalho, tive passaporte diplomático. Ilegal é quando você entra por uma fronteira", disse Ungaro.
Mas, após três meses de detenção nas instalações do ICE, a ex-modelo viu uma forma de ser finalmente deportada e, já com outra advogada, decidiu fazer um acordo. "Saiu um artigo contra o Paolo falando do caso do Jeffrey Epstein. Falei com a minha advogada de imigração para usar isso a meu favor porque, nesse meio tempo que eu estava presa, o Paolo estava a tentar ficar com a custódia do Giovanni [filho]". O juiz decidiu então avançar com a deportação.
Ungaro relatou uma viagem de avião difícil, também com maus-tratos por parte dos agentes do ICE. Ela acredita ter sido deportada com colombianos "violadores", tal como descrevem os próprios agentes do ICE, embora não tenha provas destas acusações.
No Brasil, a ex-modelo ficou "um mês de cama, com depressão, à base de remédios. Tive que fazer terapia, porque não conseguia dormir, tinha medo. Foram vários traumas". E deixou um aviso: "Cuidado com quem você se envolve hoje em dia. Você tem um filho com uma pessoa completamente desestruturada, psicopata desse jeito, olha o que pode causar", afirmou.
O caso poderia ficar por aí. Uma disputa de um ex-casal pela custódia do filho que supostamente envolveu o ICE. Mas o surpreendente discurso de Melania Trump no último dia 9, na Casa Branca, parece ter enfurecido Ungaro, que antes era convidada dos Trump na mansão de Mar-a-Lago.
"As mentiras que me ligam ao vergonhoso Jeffrey Epstein precisam acabar hoje", declarou Melania Trump na abertura do seu discurso quando já ninguém esperava nenhuma declaração da primeira-dama.
A mulher de Donald Trump só aparece uma vez nos arquivos do caso Epstein, com um email amigável a Ghislaine Maxwell, ex-companheira do pedófilo, considerada um pilar no esquema de tráfico sexual de menores.
"Querida G, como estás?", escreveu Melania Trump em 2002 a Ghislaine Maxwelll. "Boa história sobre JE na NY Mag. Estás ótima na fotografia. Sei que estás muito ocupada a voar por todo o mundo. Como foi em Palm Beach? Mal posso esperar para ir para sul. Liga-me quando estiveres em Nova Iorque. Fica bem. Com amor, Melania".
"Eu não sou vítima de Epstein", disse Melania Trump no seu mais recente discurso.
As palavras tiveram então uma reação de Ungaro, que usou a conta do X para fazer as ameaças ao casal Trump.
“Eu conheço-te há 20 anos. Você sabia que eu estava detida no ICE. Você esteve presente na minha vida — todos os anos no aniversário do meu filho, inclusive enviando os Serviços Secretos e sendo a primeira a dar-lhe os parabéns. Algo claramente estava errado, mas eu não faço parte de nenhuma missão maligna envolvendo crianças. Então o que você fez, Melania? Você tentou envolver-me, mas falhou — porque eu tenho caráter”, acusou.
A ex-modelo disse ainda que vai “expor tudo” o que sabe sobre o casal, apontando mesmo Donald Trump como “pedófilo”.
“Eu vou derrubar o seu sistema corrupto, mesmo que seja a última coisa que eu faça na minha vida. Eu vou até o fim — não tenho medo. Talvez você devesse ter medo do que eu sei… de quem você é e de quem é o seu marido", escreveu ainda. "Eu não tenho mais nada a perder na minha vida. Eu vou derrubar todo o sistema — tome cuidado comigo”, acrescentou.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt