Quem é Larry Ellison, o homem que destronou Elon Musk como o mais rico do mundo

Aos 81 anos, o magnata norte-americano ultrapassou o CEO da Tesla no índice de multimilionários da Bloomberg, depois da empresa que fundou em 1977 ter disparado em bolsa.

11 de setembro de 2025 às 18:08
Larry Ellison Foto: AP Photo/Evan Vucci
Larry Ellison Foto: SOPA Images/LightRocket
Larry Ellison

1/3

Partilhar

Nascido em Nova Iorque, a 17 de agosto de 1944, Larry Ellison teve uma infância marcada por dificuldades e chegou a abandonar a universidade. No entanto, a palavra 'parar' nunca fez parte do seu vocabulário. Em 1977, o magnata norte-americano cofundou a Oracle, inicialmente dedicada a bases de dados relacionais. O que começou como uma pequena empresa rapidamente se tornou numa das maiores empresas tecnológicas do mundo, com um papel central no desenvolvimento da computação em 'cloud’ e da inteligência artificial. 

Pub

Esta quarta-feira, 10 de setembro, as ações da Oracle valorizaram mais de 39% num só dia, impulsionadas pelas previsões otimistas para o negócio da ‘cloud’, que pode ultrapassar os 500 mil milhões de dólares ainda este ano. Esse crescimento fez disparar a fortuna de Lary Ellison em mais de 100 mil milhões de dólares em apenas 24 horas, elevando o seu património líquido para 395 mil milhões de dólares, valor acima dos 385 mil milhões de Elon Musk. A fortuna do CEO da Tesla tem vindo a diminuir nos últimos meses, muito devido à queda nas ações da fabricante de veículos elétricos, com um saldo negativo de 13% desde o início de 2025. 

O património líquido do presidente do conselho de administração da Oracle mais do que quadruplicou em menos de três anos. Em outubro de 2022, tinha cerca de 80 mil milhões de dólares.

No último trimestre, a empresa tecnológica assinou quatro contratos multibilionários e mantém um portefólio de encomendas de 450 mil milhões de dólares, com clientes como a OpenAI, Nvidia e o TikTok.

Pub

Mas a sua visão de negócio vai para além da Oracle. Lary Ellison é também dono da ilha de Lana’i, no Havai, onde tem investido em projetos sustentáveis, e tem uma forte ligação ao ténis, sendo o responsável pela revitalização do torneio de Indian Wells, nos Estados Unidos, apelidado de "quinto Grand Slam".

Politicamente, o magnata é simpatizante do Partido Republicano e é um conhecido apoiante de Donald Trump. Na primeira corrida à Casa Branca, em 2016, Lary Ellison chegou a colocar executivos da Oracle a participar na equipa reponsável por preparar a transição de poder.

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar