Rapper Oruam acusado de tráfico de droga e ligação ao Comando Vermelho

Artista brasileiro é procurado pela polícia por associação à organização criminosa que já se estabeleceu em Portugal.

22 de julho de 2025 às 14:02
Partilhar

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou esta terça-feira que o rapper brasileiro Oruam será acusado por ligações ao Comando Vermelho (CV), uma organização criminosa que já se estabeleceu em Portugal. Segundo as autoridades, o rapper impediu o cumprimento de um mandado de captura de um menor procurado por roubo.

O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, disse que o cantor vai responder ainda por tráfico de drogas, resistência qualificada, dano ao património público e desacato. “Ele está sendo indiciado por associação ao tráfico de drogas e ligação direta à facção criminosa Comando Vermelho", começou por dizer, acrescentando que o rapper "fugiu e escondeu-se no Complexo da Penha, onde gravou um vídeo que é uma confissão". "Trata-se de um marginal faccionado, ligado à facção Comando Vermelho. E desafiou as autoridades de segurança pública a irem até lá para o capturarem", acrescentou Curi em entrevista ao 'Bom Dia Rio'.

Pub

“Se havia alguma dúvida de que Oruam era um marginal da pior espécie, hoje temos certeza de que se trata de um criminoso faccionado, ligado ao Comando Vermelho, facção que o pai dele, o Marcinho VP, controla à distância, de fora do estado, mesmo estando preso numa prisão federal", afirmou.

Segundo Curi, a polícia obteve a informação de que em casa de Oruam - cujo nome verdadeiro é Mauro Davi dos Santos Nepomuceno - estava um adolescente de 17 anos, identificado como Menor Piu, que é “um dos maiores ladrões de veículos do estado e segurança do traficante Doca”. Doca, por sua vez, é Edgar Alves de Andrade, um dos chefes do Comando Vermelho no Rio de Janeiro e 'dono' do Complexo da Penha.

Pub

De acordo com o delegado, o menor foi detido quando deixou a casa do rapper e este, ao ver o sucedido, começou a insultar e a atirar pedras aos agentes, acabando por ferir um deles. Logo a seguir, a polícia entrou em casa dele para o deter, mas ele conseguiu fugir. Também Menor Piu aproveitou a confusão para escapar.

Após a fuga para a Penha, Oruam partilhou uma sequência de vídeos nas redes sociais a pedir apoio. “Aí, tropa, posta isso daí, tropa: tem mais de 20 viaturas na porta da minha casa. O mesmo delegado que me prendeu, eu estava saindo, botou uma pistola na minha cara, tentou me prender, conseguimos sair”, declarou.

“Claro que ele vai querer prender nós! Nós é filho de bandido! Nós não é ninguém, vai entrar na nossa casa à meia-noite, vai fazer o que quiser com nós”, continuou. “Tudo o que eu conquistei foi com minha música! Vai tomar no c*!” 

Pub

Numa nova selfie, Oruam afirmou estar no Complexo da Penha e desafiou as autoridades: “Aí! Eu quero ver você vir aqui, pô! Me pegar aqui dentro do complexo! Não vai me pegar, sabe por causa de quê? Que vocês peida!”.

Veja o vídeo:

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar