Roberto Leal vive drama com cancro e cegueira
Tudo começou com uma dor nas costas que se estendia à perna. Artista arrisca-se a ficar com apenas 30 a 40 por cento da visão.
Roberto Leal, de 67 anos, passou os dois últimos anos a lutar contra um cancro e enfrenta agora uma cegueira parcial do olho direito. A revelação foi feita pelo próprio ao programa ‘Domingo Show’, da TV Record.
O cantor português, que quebrou o silêncio neste final de ano após ter-se afastado dos palcos em 2016 para enfrentar a doença, revelou, na entrevista, que o pior já passou, mas que ainda tem de lidar com a possibilidade de perder parte da visão. "Neste momento, os chamados órgãos nobres, coração, fígado, rins e estômago estão bem", explicou. "E se Deus tratou todo o meu corpo, também tratará da minha vista".
O artista sofre de um melanoma já há dois anos, mas só no passado domingo decidiu abrir as portas de sua casa, no Brasil, e tornar a doença pública. Segundo explicações do cantor, tudo terá começado com umas dores nas costas e na perna direita. "Era uma dor que começava no final da coluna, que se estendia para a minha perna direita e adormecia a perna. Tinha horas em que eu nem sequer me conseguia manter de pé".
Roberto Leal foi operado por três vezes e está ainda a realizar tratamentos. Dois anos depois de várias sessões de radioterapia, o artista diz que está "melhor do que nunca", mas que ficou com a visão afetada devido a duas cataratas. "O máximo que pode acontecer agora é eu ficar com 30 a 40 por cento da visão".
Hoje, diz que foi com a ajuda da mulher e de Deus que conseguiu superar o pesadelo. "A Márcia, a minha companheira de 40 anos, pergunta-me como é que eu aceito tão resignado, só com a oração. E eu aceito porque eu acredito. O que for decidido por Deus será o melhor para mim. Eu sei que o amor vencerá toda a dor".
O menino português que conquistou o Brasil
António Joaquim Fernandes, nome de batismo de Roberto Leal, nasceu em Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, a 27 de novembro de 1951. Aos 11 anos, emigrou para o Brasil com os pais e os nove irmãos à procura de melhores condições de vida. Trabalhou como sapateiro e vendedor de doces em São Paulo, mas sempre com a ideia de seguir uma carreira na música. Foi com o sucesso ‘Arrebita’, em 1973, que conquistou o público brasileiro.
Reality Show em Portugal
Roberto Leal surpreendeu tudo e todos quando, em 2011, surgiu como participante do programa ‘O Último a Sair’, uma espécie de paródia aos reality shows que contava ainda com Bruno Nogueira, Luciana Abreu, Rui Unas, Débora Monteiro ou Miguel Guilherme.
A vida dele até já deu um filme
Com mais de vinte milhões de discos vendidos e mais de trezentas canções gravadas, Roberto Leal é um dos artistas mais populares no Brasil. A sua vida deu origem ao filme ‘O Milagre - O Poder da Fé’, curiosamente, sobre o pai de Roberto Leal, que recuperou a visão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt