Saúde da princesa Mette-Marit da Noruega piora e transplante pulmonar é forte hipótese
Foi diagnosticada com fibrose pulmonar em 2018 e será incluída na lista de espera para transplantes de pulmão.
A princesa herdeira da Noruega, Mette-Marit, viu o seu estado de saúde agravar-se e, de acordo com a Casa Real norueguesa, muito provavelmente vai necessitar de um transplante pulmonar.
A princesa, de 52 anos, foi diagnosticada com fibrose pulmonar em 2018, uma doença degenerativa que dificulta a respiração e a entrada de oxigénio na corrente sanguínea.
Exames realizados recentemente mostraram "uma clara piora" no seu estado de saúde, informou a Casa Real nesta sexta-feira.
"Estamos a chegar ao ponto em que será necessário um transplante pulmonar", disse à imprensa noruguesa Are Martin Holm, médico e chefe do departamento de pneumologia do Hospital Universitário de Oslo.
A princesa Mette-Marit referiu à emissora pública NRK que a sua doença evoluiu "mais rápido do que era esperado".
Não foi ainda, contudo, tomada nenhuma decisão sobre se será incluída na lista de espera para transplantes. O palácio informou que os médicos só agoram iniciaram o processo de avaliação para a cirurgia de transplante de pulmão.
Na Noruega, geralmente, há entre 20 a 40 pacientes na lista de espera para um transplante de pulmão, e a princesa Mette-Marit não receberá tratamento preferencial caso seja incluída na lista, segundo reportam os media noruegueses.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt