Semelhança de Donald Trump a Isabel II está a dar que falar

O presidente dos Estados Unidos surgiu com a mão direita negra e os rumores de que a sua saúde está débil ganham força.

07 de setembro de 2025 às 18:50
Donald Trump com Isabel II em Londres, lado a lado com a guarda real
Trump reúne-se com figuras militares na Sala Oval
Donald Trump esconde mão negra
Isabel II recebe Liz Truss em Balmoral, dias antes do falecimento da monarca
Donald Trump surge com a mão maquilhada
Donald Trump
Donald Trump
Donald Trump Foto: Direitos Reservados

1/8

Partilhar

Donald Trump surgiu recentemente em vários eventos, onde se pode ver a mão direita com uma mancha escura e azulada que voltou a chamar atenção mediática.

A marca apareceu durante um encontro com o presidente francês Emmanuel Macron, em fevereiro, e voltou a ser notada em diversas ocasiões ao longo de 2025. Para disfarçar, o Presidente dos Estados Unidos, de 79 anos tem usado maquilhagem, com a ajuda de um corretor, numa tonalidade que nem sempre corresponde à sua cor natural da pele. Contudo, continua a ser visível a mancha.

Há quem compare estes episódios da mão com a mancha escura com a rainha Isabel II. Recorde-se que em setembro de 2022, durante a audiência da monarca inglesa com a primeira-ministra britânica Liz Truss, em setembro de 2022, foi possível notar uma mancha escura na mão direita de Isabel II. 

Pub

Especialistas médicos referiram, na época, que a mancha era consistente com uma hematoma decorrente de punção intravenosa, possivelmente feita para retirar sangue ou administrar fluidos, algo comum em idosos com veias frágeis .

A Casa Branca veio, entretanto, a público revelar que Trump foi diagnosticado com doença venosa crónica, condição que pode provocar inchaço nas pernas e causar fácil formação de hematomas, especialmente em pessoas mais velhas que circulam sangue com menor eficiência. O seu médico, Dr. Sean Barbabella, indicou que as manchas são compatíveis com irritação nos tecidos moles causada por apertos de mão frequentes e pelo uso preventivo de aspirina, e garantiu que “Trump mantém-se excelente de saúde" .

Várias comentadores questionaram a transparência do Presidente e da Casa Branca relativamente ao verdadeiro estado de saúde de Donald Trump, após haver rumores de idas ao hospital ou tratamentos intravenosos. Contudo, o líder dos Estados Unidos, na última terça-feira, 2 de setembro afirmou aos jornalistas na Casa Branca que as notícias que circulavam eram mentira e acrescentou: "Nunca me senti tão bem."

Pub

Apesar dos desmentidos, a saúde de Trump parece fazer-se notar como na última quinta-feira, 4 de agosto, quando o presidente recebeu na Casa Branca diversos magnatas da tecnologia para um jantar.

Durante as perguntas dos jornalistas, uma repórter questionou-o se pretendia falar com o presidente russo, Vladimir Putin, num futuro próximo. O presidente dos Estados Unidos inclinou a cabeça, teve um bloqueio momentâneo e socorreu-se da mulher, Melania Trump, para perceber o que a jornalista lhe tinha perguntado. A primeira-dama repetiu a pergunta ao marido e ele acabou por responder. 

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar