Tensão e rutura entre Rainha Letizia e Juan Carlos
O monarca abandonou o palácio para evitar o convívio com a nora devido à má relação
A relação do rei emérito Juan Carlos e da nora, Letizia, tem sido marcada por vários momentos de tensão e mal-estar. Ao longo dos anos, a relação entre sogro e nora – que até chegou a ser cordial – tem-se vindo a deteriorar de tal maneira que o rei emérito de Espanha tomou a decisão de abandonar o Palácio da Zarzuela, a sua morada ao longo dos últimos 50 anos.
Decidido a afastar-se definitivamente de Letizia, Juan Carlos não hesitou na decisão de deixar o Palácio para evitar mais polémicas familiares, uma vez que atualmente Zarzuela é dominado pelo filho Felipe VI e pela nora Letizia após o casal ter assumido todas as responsabilidades reais.
Desta forma, o rei emérito escolheu Sanxenxo, uma província em Espanha, na região da Galiza, para refazer a sua vida. Um local especial onde também poderá investir na sua grande paixão das regatas. Por decidir ficou ainda a mudança da rainha Sofia.
A notícia da mudança de casa – dada por Pilar Eyre (jornalista especialista em assuntos da realeza espanhola) na sua coluna na revista ‘Lecturas’ – caiu como uma bomba no país vizinho, onde não se esperava um corte de relações drástico entre a família real.
Segundo o colunista, a residência oficial "despertava uma profunda aversão e tristeza" em Juan Carlos porque o faz lembrar de todos os momentos felizes que viveu com a família enquanto rei de Espanha, de que sente bastantes saudades.
Recorde-se que o rei Juan Carlos chegou a pedir ao filho, Felipe VI, que se se divorciasse de Letizia dizendo: "Foi o pior que entrou nesta Casa", deixando evidente a falta de harmonia familiar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt