Tensão em direto na CNN: Pedro Bello Moraes e major-general Carlos Branco em acesa discussão

O jornalista e o comentador desentenderam-se devido à situação geopolítica da Ucrância e da Rússia.

11 de julho de 2025 às 15:43
Pedro Bello Moraes
Major-General Carlos Branco
Major-General Carlos Branco
CNN

1/4

Partilhar

Depois do aceso desentendimento entre Diana Soller e Agostinho Costa, a polémica voltou a instalar-se na antena da CNN Portugal. Esta quinta-feira, 10 de julho, durante o programa 'CNN Meio-Dia', o jornalista Pedro Bello Moraes e o major-general Carlos Branco protagonizaram um momento de elevada tensão em direto, na sequência de uma .

Pub

O debate aqueceu desde o início, com o jornalista a afirmar: "Eu tenho de fazer o contraditório do que vai dizer." Ao que o comentador reagiu prontamente: "Não, não tem de fazer o contraditório. Nesse caso vamos entrar num debate e eu começo fazer-lhe perguntas!"

Com os ânimos cada vez mais exaltados, Pedro Bello Moraes acusou Carlos Branco de desvalorizar sistematicamente todas as iniciativas de apoio à Ucrânia: "Sempre que eu ouço, isto é factual, qualquer iniciativa que haja para a Ucrânia, o senhor general esvazia como ausente de sentido, inconsequente, precipitada, sempre, é a sua linha de raciocínio e de abordagem."

O major-general não deixou passar a crítica e respondeu com firmeza: "Isto que está a dizer não é correto. O senhor está a loucubrar. (...) E no meio disto tudo nós não estamos a discutir o que é relevante", disparando logo a seguir: "Eu estou aqui para ser entrevistado. Não estamos aqui para ouvir a sua opinião. (...) O senhor tem que fazer contraditório, mas utilizando coisas verdadeiras. Não vem dizer aqui que a Rússia está isolada, quando a Rússia não está isolada internacionalmente. Isto que está a dizer é absolutamente incorreto."

Pub

A troca culminou com Carlos Branco a questionar abertamente a competência do jornalista na leitura do cenário internacional: "A sua noção das relações internacionais, do meu ponto de vista, está absolutamente inquinada. Isto que está a dizer não é correto." 

Ao que o jornalista respondeu: "Eu podia dizer o mesmo de si e não estou a fazer este juízo de valor." Mas o major-general foi taxativo: "Mas eu faço".

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar