A cantora recorda que Santiago ficava muitas vezes a olhar para o vazio e tinha medo do barulho.
Carolina Deslandes revelou, em outubro do ano passado, que o filho mais velho, Santiago, de três anos, sofre de uma perturbação do espectro do autismo. O menino começou a dizer as primeiras palavras há pouco tempo, algo que deixou a cantora emocionada.
Esta quinta-feira, dia 19 de março, Carolina deixou um vídeos nas sociais em que falou sobre a doença do filho. Antes de dar dicas aos pais, a intérprete de 'Amor para a Vida Toda' alertou sobre comentários descontextualizados que são feitos sobre autismo. "A primeira coisa a fazer é acabar com a palavra autista como um adjetivo/característica que se usa em conversas banais. Isto tem de acabar. É uma coisa que me chateia e muitas vezes eu não digo nada porque não quero parecer que estou a levantar uma bandeira por tudo, mas efetivamente é uma coisa que me chateia", afirma.
Carolina Deslandes confessa que recebe várias mensagens de pais preocupados com a possibilidade de os filhos também serem diagnosticados com autismo. "Se vocês repararem alguns sinais destes nos vossos filhos não se perde nada em levar a um pedopsiquiatra", começa por dizer. "Quero alertar-vos para uma coisa: o mais importante não é o diagnóstico. Para nós nunca foi. A nossa preocupação foi falar com alguém que tem mais conhecimento do que nós e que nos ensina a lidar com o nosso filho nas suas diferenças e a fazer aquilo que nós conseguimos para torná-lo uma pessoa feliz e para estarmos próximo dele"
A cantora recorda que o filho começou a ter comportamentos estranhos, que a levaram a procurar respostas. "Se vocês notam que os vossos filhos andam muito de bicos dos pés, que não conseguem estar em sítios com muitas pessoas, que o barulho os incomoda, que tendem a repetir os mesmos sons como se fosse uma lengalenga, se têm a tendência para baloiçar e de arrumar os objetos numa linha", Carolina Deslandes aconselha procurar um médico. "Uma vez cheguei à sala e o Santiago tinha pegado numa caixa de 50 tampões e tinha posto todos a atravessar a sala. O Santiago começou a desenvolver um pânico total por barulhos de batedeiras, de aspiradores e de secadores. Hoje em dia já não, mas na altura foi uma das coisas que nos alertou". Outro pormenor que levou a Carolina Deslandes e ao marido Diogo Clemente ficarem preocupados foi quando o filho não reagia. "Outra coisa que nos alarmou foi a perda constante de conhecimentos previamente adquiridos, ou seja, ensinarmos uma coisa e ele aprender e passado dois dias já não se lembrava. Deixou de responder pelo nome e ficava muitas vezes com o olhar focado no vazio".Carolina Deslandes confortou os pais que tenham os filhos com o mesmo diagnóstico. "Aprendam que se confirmar que os vossos filhos têm alguma coisa é abrir a porta para um novo universo. Entrem nesse universo. Não tenham medo. É diferente, mas maravilhoso. É um universo altamente sensorial em que se conhece o mundo pela mão, pelo cheiro, pelo paladar em que não se racionaliza demasiado as nossas emoções e as nossas motivações".Para além de Santiago, Diogo Clemente e Carolina Deslandes são pais de Benjamin, de dois anos, e Guilherme, de um.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.