page view

Catarina Furtado faz homenagem comovente a António Cordeiro: "Muito aprendi contigo"

Apresentadora da RTP1 comoveu os seguidores com sentidas palavras ao ator.

02 de fevereiro de 2021 às 14:35

Catarina Furtado utilizou as redes sociais, esta segunda-feira, dia 1 de fevereiro, para partilhar uma sentida homenagem ao ator António Cordeiro, que morreu este sábado, na sequência de complicações da doença degenerativa que sofria há quatro anos.

"António: nos bastidores, no palco do teatro e na televisão fomos contracenando a verdade e a ficção. Muito nos rimos, muito discordámos, muito gostámos de trabalhar juntos e muito aprendi contigo", começou por dizer. 

Consciente dos dias difíceis que o artista passava a lutar contra a doença, a apresentadora da RTP1 demonstrou a sua solidariedade e teceu rasgados elogios à mulher do ator, Helena: "Precisavas de partir. Mesmo que não te apetecesse porque amavas tanto a tua profissão que tão injustamente a vida te arrancou, os teus amigos a quem ligavas muito nos últimos tempos mesmo quando a doença te roubava a habilidade também da fala, e sobretudo a tua Helena, a guerreira que merece um aplauso tão gigante quanto o teu, e um descanso tão paradisíaco quanto o teu"

No final do texto, a comunicadora recordou um episódio dos bastidores de um trabalho em que contracenou com António: "Lembro-me que quando estávamos nas gravações da série Cidade Despida (aqui na fotografia) me contataste que Helena era mesmo a mulher da tua vida. Uma certeza comovente. Mal tu sabias a prova maior que estava para vir! Sossega agora António, aqui a tua inspetora da PJ, Ana Belmonte vai à procura dos maus da fita. E obrigada por todos os personagens que nos ofereceste"

Recorde-se que António Cordeiro sofria de paralisia supranuclear progressiva, uma doença rara e degenerativa que afeta a capacidade de locomoção e a fala. Nos últimos anos, com o agravamento do seu estado de saúde foi internada na Casa do Artista, em Lisboa, contando sempre com o apoio da companheira com quem vivia há mais de 20 anos. Na sexta-feira, debilitado, foi transferido para o Hospital de Santa Maria, onde acabou por morrer no dia seguinte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8