page view

Dolores gere clã com pulso de ferro

A vida sempre foi madrasta para Dolores Aveiro. No entanto, nunca se deixou abater pelos infortúnios e hoje mantém os mesmos valores por que sempre

24 de julho de 2010 às 19:00

A vida sempre foi madrasta para Dolores Aveiro. No entanto, nunca se deixou abater pelos infortúnios e hoje mantém os mesmos valores por que sempre se pautou. É nela que Cristiano Ronaldo e os irmãos se apoiam e é a ela que cabe a última palavra. Para o bem ou para o mal. O nascimento do filho de CR9 é exemplo disso.

Dolores Aveiro foi das primeiras pessoas a saber que Cristiano Ronaldo ia ser pai. E foi também ela quem aconselhou o filho a, depois de se certificar da paternidade, garantir à misteriosa mãe um futuro condigno. Em todo este processo, Dolores Aveiro teve um papel decisivo. Tal como tem acontecido ao longo de toda a sua vida.

Aos 56 anos, a mãe do craque é a verdadeira matriarca da família Aveiro. Venceu um cancro da mama e hoje gere com pulso de ferro o dia-a-dia de uma casa sempre cheia de filhos, netos e primos. Para quem a vida tem sido madrasta, Dolores Aveiro tem provado que a humildade é a sua maior característica. Nunca esquecendo as suas origens e um passado cheio de dificuldades, a mãe de Elma, Hugo, Katia e Cristiano Ronaldo continua a mesma pessoa de sempre. E é exactamente isso que garantem os conterrâneos.

CORAÇÃO GRANDE

Em Santo António, no Funchal, os elogios surgem à medida das palavras. "Ela sempre foi a base daquela família. O seu tempo foi dedicado por inteiro aos filhos e hoje as coisas parecem não ter mudado. Trabalhou muito por aqueles miúdos, apesar das dificuldades com que se deparou quase diariamente. Incutiu-lhes valores humanos muito preciosos e não deixou que o dinheiro os estragasse. Por tudo isso, ela merece toda a felicidade do Mundo", refere Fernanda Sousa, uma das moradoras do bairro onde os Aveiro viveram durante mais de 20 anos.

Também Fernando Silva, que conhece há muitos anos este clã, deixa bem claro que Dolores nunca se deslumbrou com a vida que agora usufrui, proporcionada pelo filho mais novo, hoje considerado um dos melhores futebolistas do Mundo. "Foi sempre muito simpática e educada para todos nós. Os recursos financeiros que possui e a fama do Cristiano nunca lhe moldaram a forte personalidade", afirma.

Na Madeira, foram muitos os que testemunharam a vida de luta árdua à qual Dolores nunca virou a cara. "Mesmo quando o marido [Dinis Aveiro] era vivo, foi sempre ela a base da família. A Dolores já não convive muito por aqui mas quando aparece é uma simpatia. E os filhos também são de trato fácil", adianta uma outra vizinha, Amália Ferreira.

UM PASSADO DIFÍCIL

Mulher simples e sem deslumbramento, a mãe de Cristiano Ronaldo sabe bem o que é viver no limiar da pobreza. Por isso, o seu enorme coração não a deixa esquecer as dificuldades que as suas próprias irmãs atravessam numa terra pequena. E foi isso mesmo que ficou provado quando, no passado dia 20 de Fevereiro, a Madeira foi atingida por uma forte tempestade. Mal soube que a irmã tinha ficado sem casa, Dolores reagiu de imediato para ajudá-la.

Mas são os filhos e os netos que agora tornam o dia-a-dia desta mulher mais feliz. Apesar da enorme exposição pública a que está sujeita, Dolores Aveiro tem conseguido transmitir aos seus que o mais importante é manterem-se fiéis aos valores que lhes incutiu: a humildade e a união familiar. E é nesta última que a matriarca está mais empenhada.

CONSELHEIRA DO FILHO

Nos bons e nos maus momentos, Dolores é uma figura incontornável na vida dos filhos. "Ela é uma mãe extremosa. Porém, tanto é capaz de os apoiar incondicionalmente como de lhes apontar o dedo quando cometem erros", conta uma fonte próxima da família de Cristiano Ronaldo. Foi com a plena consciência disso mesmo que o craque contou de imediato à mãe que ia ser pai, tal como faz em quase tudo na sua vida, como aconteceu, por exemplo, com a sua transferência para o Real Madrid. No ano passado, CR9 fez saber que um dos sonhos da sua mãe era, um dia, vê-lo a jogar no clube dos merengues. Não é que Dolores tenha tido algum envolvimento nas negociações com o Real mas a verdade é que o seu desejo se tornou realidade.

Apesar de a mãe alterar as suas rotinas por ter Ronaldo a viver no estrangeiro, a verdade é que Dolores não esquece os outros filhos, bem como os agora cinco netos. Não é por acaso que foi a ela que o craque confiou o seu filho recém-nascido.

"Ela só quer o bem-estar de Cristiano. Trata os filhos sem distinções, mas ser mãe de um dos melhores jogadores não tem sido fácil", relata uma amiga. E sabendo que o seu neto mais novo é agora o centro das atenções da imprensa mundial, Dolores Aveiro fez questão de tomar as rédeas da situação e garantir que Cristiano Ronaldo Júnior tenha direito a uma vida ‘normal', como todas as crianças...

FAMÍLIA UNIDA EM TODOS OS MOMENTOS

Uma das coisas de que Cristiano Ronaldo pode gabar-se é do facto de ter uma família unida. E isso deve-o à mãe, Dolores, que faz questão de que todos estejam presentes nos momentos bons e maus...

Com os filhos e os netos, a matriarca do clã Aveiro é o elo de ligação entre todos os seus membros. Até Jorge Mendes, o agente do futebolista, se tornou num elemento da família. O empresário, que gere a Gestifute, participa em quase todas as reuniões deste clã, inclusive nas férias...

ROMANCE DISCRETO

Só um ano depois da morte do marido - em Setembro de 2005 -, Dolores Aveiro assumiu um novo romance. Apesar de ter assumido que tinha sido "maltratada" pelo homem com quem se casou aos 18 anos, a mãe de Cristiano Ronaldo fez questão de preservar a memória do pai dos seus filhos... "Hoje vive uma relação amorosa estável com José Andrade, um ex-militar da GNR. "Como fiquei viúva, acabámos por nos apaixonar", diz.

RECONCILIADOS E FELIZES

No Verão de 2006, Katia Aveiro, já separada de José Pereira, apaixonou-se por Pedro Serpa, um jogador de futsal do Alentejo... No entanto, esta relação nunca foi bem-vista pela família, sobretudo por Dolores Aveiro.

Há quem garanta que a mãe nunca aprovou o romance e, dada a sua oposição, a relação não vingou... "Para Dolores, o José é o seu genro, uma pessoa em quem confia plenamente", conta uma fonte próxima, reforçando que terá sido ela a pessoa responsável pela reconciliação do casal. Hoje, Katia Aveiro e José Pereira vivem um casamento feliz e estável ao lado dos dois filhos, Rodrigo, de oito anos, e Dinis, de cinco meses.

PASSADO DIFÍCIL

Dolores casou-se aos 18 anos com Dinis Aveiro. Ela, cozinheira, e ele, roupeiro do clube Andorinha, viveram sempre com grandes dificuldades. Com quatro filhos para criar, o casal vivia numa casa degradada e com poucas condições... Hoje a habitação já não existe, como se fosse possível apagar o passado.

CR9 É "CONTROLADO PELA MÃE"

Nereida Gallardo nunca escondeu que Dolores Aveiro foi a principal responsável pelo fim do seu romance com Cristiano Ronaldo, em 2008. "Ele está muito controlado pela mãe, que exerce um grande poder sobre ele", avança a maiorquina. "No início, pensava que seria uma boa sogra. Mas quando ela percebeu que tínhamos algo sério começou a meter-se no meio", fez saber Nereida.

A 'PRIMEIRA' NAMORADA

Em 2006, Ronaldo começa a namorar com Merche Romero e a apresentadora da SIC foi a primeira mulher que o craque assumiu perante a sua família. O casal chegou até a passar férias na Madeira, numa clara demonstração de que o romance tinha a bênção de Dolores Aveiro. Aliás, a irmã Katia nunca escondeu que gostava de Merche Romero e que, alegadamente, terá sido ela a servir de Cupido. No entanto, o romance não resistiu, mas há quem diga que Ronaldo acreditava ter encontrado a mulher da sua vida.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8