page view

Duques de Bragança cumprem tradição da monarquia

Membros da Casa Real portuguesa marcaram presença nas cerimónias de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.

09 de dezembro de 2025 às 09:22

As mais altas figuras da Casa Real Portuguesa — os Duques de Bragança, o Príncipe da Beira e os Duques de Coimbra — estiveram esta segunda-feira, 8 de dezembro, em Vila Viçosa para participar nas cerimónias em honra de Nossa Senhora da Conceição, uma das mais antigas e simbólicas devoções da monarquia portuguesa.

Os Duques de Bragança, Duarte Pio e Isabel de Herédia, integraram a procissão acompanhados por uma comitiva de cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e por damas da Ordem de Santa Isabel, duas das ordens dinásticas ainda ativas sob tutela da Casa Real. A presença destas comitivas reforçou o caráter solene e histórico da celebração, que todos os anos atrai fiéis e curiosos ao santuário alentejano.

A tradição que liga a Casa de Bragança a Nossa Senhora da Conceição remonta a 1646, quando D. João IV consagrou Portugal à sua proteção, declarando-a Padroeira e Rainha do país. Como expressão dessa entrega, os monarcas da dinastia de Bragança deixaram simbolicamente de usar a coroa, entendendo que esta pertencia apenas à Virgem.

Séculos depois, a devoção mariana continua a ser uma marca identitária da família, que mantém viva a ligação espiritual e histórica a Vila Viçosa.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8