page view

Influenciadora fitness ficou paraplégica após ser mordida por uma carraça

Norte-americana Maria Palen, de 31 anos, acredita que vai conseguir voltar a andar e partilha o seu dia a dia nas redes sociais.

26 de junho de 2025 às 09:18

A influenciadora fitness norte-americana Maria Palen, de 31 anos, está a reaprender a andar depois de uma misteriosa doença a ter deixado paralisada.

“Começou com pequenas dores, pequenas dores que a maioria das pessoas ignoraria, mas então meu corpo desistiu completamente de mim”, disse Palen num vídeo partilhado no Instagram em 2024. Na altura, a também Engenheira Química estava acamada e tinha perdido cerca de nove quilos.

"Porque é que o meu corpo estava a falhar? Sempre levei um estilo de vida saudável, por isso não fazia sentido. Rapidamente ficou claro que isto não era algo que eu pudesse resolver com uma dieta equilibrada ou exercícios", continuou Palen.

Ela disse ainda que os médicos inicialmente pensavam que se tratasse de uma doença autoimune, "mas a verdade estava longe disso". Palen explicou então que pequenos organismos chamados 'Babesia' entraram na sua corrente sanguínea através da picada de uma carraça e estavam a destruir os seus glóbulos vermelhos, deixando-a "presa numa dor insuportável".

Há menos três mil anuais de babesiose - que é diferente da doença de Lyme, também transmitida pela carraça - relatados nos Estados Unidos, mas a doença pode ser fatal. No caso de Palen, destruiu-lhe completamente o sistema imunológico. “Ficou tão grave que algo tão simples como bloquear o meu telemóvel ou rodar o volante do meu carro se tornaram momentos de agonia”, disse.

Num vídeo partilhado em dezembro de 2024, Palen disse que ficou paralisada após um incidente em outubro, durante o qual seu cóccix começou a doer e ficou com febre. Dias depois, os sintomas dificultaram sua participação ñuma reunião de trabalho, deixando-a tão fraca que mal conseguia ficar de pé. Foi então levada para o hospital, onde sua saúde continuou a deteriorar-se.

“Assim que os analgésicos fizeram efeito no hospital, as minhas pernas começaram a ficar dormentes. Primeiro a esquerda, depois a direita, até chegar ao meu umbigo”, disse no vídeo. “Acontece que meu líquido cefalorraquidiano estava cheio de glóbulos brancos. Algo estava definitivamente a atacar minha medula e, mesmo agora, os médicos não conseguem identificar exatamente o que era.”

Com 30% de possibilidades de ficar recuperada, Palen encontra-se limitada a uma cadeira de rodas mas está determinada a voltar a andar e agora partilha a sua rotina diária com os seus milhares de seguidores.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8