Levámos a apresentadora da RTP à praia e pedimos-lhe que fizesse um roteiro das suas praias de eleição.
1 / 8
Foi na passada sexta-feira, dia 21, quando os relógios indicaram as 16h54, que ocorreu no hemisfério Norte o solstício de verão, momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do Equador.
E se verão é sinónimo de calor, é também de férias e praia para milhões e milhões de portugueses, que optam pelos três meses que aí vêm para usufruir do seu descanso.
Foi a pensar nisso que a ‘Sexta’ pediu a Isabel Angelino para elaborar um roteiro de praias da sua preferência e partilhá-lo com os leitores. Como não podia deixar de ser, levámos ainda a apresentadora da RTP a passear na praia e comprovámos o quanto gosta de passar um dia entre a areia e o mar. E não apenas no verão.
"Adoro praia o ano inteiro. Sempre que há um pouco de sol e a minha profissão o permite, dou um saltinho à praia. Tenho uma grande necessidade de ver o mar, de sugar a sua energia, de sentir o calor na pele e o cheiro a maresia que me repõe baterias", conta Isabel Angelino. No entanto, a apresentadora de 52 anos deixa um conselho: "Não deixem de usar protetor solar, mesmo no inverno. Eu uso protetor no rosto todos os dias."
Sempre que tem oportunidade, Isabel Angelino aproveita ainda a tranquilidade e paz da praia para meditar. "Gosto de o fazer ao final do dia. Aproveito para agradecer ao universo tudo o que de bom me tem acontecido na vida." Os passeios pelos areais com a sua cadela, Sury, são outra das constantes na vida da apresentadora.
PRAIAS DE ELEIÇÃO
Ilha Deserta: grande areal e águas quentes
"Uma das praias que mais adoro fica no ponto mais a sul de Portugal. Estou a falar, é claro, da praia que fica situada na Ria Formosa: a ilha da Barreta ou ilha Deserta, que faz parte da reserva natural da Ria Formosa e que tem um extenso areal, com água bastante quente. Só acedemos à praia através de barco e há lá um restaurante fantástico, O Estaminé, que recomendo. É um pouco caro, mas tem um peixe e um marisco divinais. De comer e chorar por mais!"
Ursa: uma das praias mais belas do mundo
"Outra das minhas praias preferidas é a praia da Ursa e fica situada perto do Cabo da Roca, Sintra. Também ela é bastante reservada, devido ao difícil acesso que se faz por uma enorme escadaria. Esta praia é considerada pelo Guia Michelin como uma das praias mais belas do Mundo e realmente é uma maravilha. Um único senão: não tem bar de apoio, portanto quem pense dar lá uma saltada – e um belo mergulho – deve levar uns snacks para petiscar."
Tonel: paisagem linda e um areal deserto
"Um local a visitar, sem dúvida alguma, é a praia do Tonel – atenção que não é a de Sagres. Estou a falar da Zambujeira do Mar... Esta praia é de muito difícil acesso, admito, mas depois de uma descida muito íngreme pela falésia chegamos a um espaço que é o verdadeiro paraíso. Claro que, dadas as características que mencionei, aqui também não há qualquer bar de apoio, o que implica ter de levar comida. Mas a paisagem é linda e o areal é quase só para nós!"
Gelfa: uma praia de mar puro e selvagem
"Uma das minhas praias preferidas fica bem a norte do País: é a praia do Forte do Cão ou da Gelfa, como também é conhecida, em Caminha. Tem um extenso areal e uma zona rochosa, é uma praia reservada, com um extenso passadiço ótimo para fazer caminhadas até à Vila Praia de Âncora. Mas atenção que a força do mar é imensa, embora as ondas sejam realmente lindas! Mar puro e selvagem! Há um restaurante com peixe e marisco frescos a bom preço. Chama-se Camarão."
Arrifana: um bom sítio para aprender a surfar
"Finalmente, gostaria de referir a praia da Arrifana, em Aljezur, que é, sem dúvida alguma, um local privilegiado, de uma beleza única, com uma vista absolutamente deslumbrante a partir da falésia. Recomendo este local paradisíaco aos amantes do surf, sobretudo aos que se estão a iniciar no desporto, como é o meu caso. Isto porque as ondas, sendo bastante boas, não são tão assustadoras que mantenham os mais tímidos afastados do mar..."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.