page view

Monacogate: Alberto do Mónaco envolvido em escândalo financeiro do qual Carolina pode tirar partido

Alberto do Mónaco está no centro de um escândalo financeiro, após acusações do seu ex-contabilista

16 de junho de 2025 às 20:55

Alberto do Mónaco, de 67 anos, juntou-se à lista dos membros da realeza envolvidos em escândalos financeiros muito controversos e que fazem soar os alarmes das Casas Reais.

Conhecido pela imprensa internacional como o "Monacogate", este caso gira em torno do conflito entre o soberano monegasco e Claude Palmero, o ex-contabilista responsável pelas contas da família Grimaldi durante 20 anos, que foi abruptamente despedido há dois anos. Até recentemente, esta polémica era conhecida como o "caso Palmero".

Nos últimos dias, vieram a público várias acusações feitas por Claude Palmero às autoridades sobre a gestão financeira de Alberto do Mónaco. Entre as alegações, destaca-se o luxo e o elevado padrão de vida da família Grimaldi, assim como uma gestão opaca das suas finanças pessoais.

Em 2024, o jornal francês 'Le Monde' tornou públicas as despesas registadas por Palmero durante o seu tempo ao serviço da família real, partilhando ainda notas confidenciais do ex-contabilista. A publicação destes documentos não passou despercebida a Alberto do Mónaco, que reagiu de forma contundente.

O soberano monegasco denunciou judicialmente o seu antigo braço direito por abuso de confiança, roubo de documentos, violação do segredo profissional e violação da vida privada e familiar, atribuindo as denúncias do antigo colaborador a um ato de vingança pelo despedimento.

Entre as declarações mais polémicas, destaca-se uma em que Palmero apresenta uma versão completamente oposta à de Alberto do Mónaco. Depois de o soberano monegasco se ter queixado de que o contabilista que trabalhava há mais tempo para a sua família queria gerir as contas de forma opaca, o perito financeiro afirma nas suas declarações que "sua Alteza queria que houvesse o mínimo possível de vestígios escritos e que os seus bens fossem opacos". Desta forma, Claude estaria a atribuir toda a culpa da gestão opaca ao seu antigo patrão.

Além disso, como revela o 'Le Monde', Claude afirmou que Alberto lhe confiou a gestão do "apartamento de solteiro" que, segundo ele, Alberto do Mónaco lhe teria pedido para colocar em seu nome para não levantar suspeitas. A somar a isto, o contabilista afirmou que o soberano teria um apartamento em Londres para que Nicole Coste, a mãe do seu filho Alexandre, que até há poucos anos era um segredo, pudesse viver lá.

E qual é a posição de Carolina do Mónaco no meio deste caso? Carolina, embora seja Alberto o chefe da família Grimaldi, é a mais velha, seguida de Alberto e depois de Stephanie. Estas notícias sobre a opacidade com que o seu irmão alegadamente gere o dinheiro podem constituir-se como uma oportunidade de reclamar o que considera ser o seu direito de nascença.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8