page view

Rainha Sofía preocupa família: "Não dorme nem come, e chora muito"

Mãe do rei de Espanha está a atravessar uma grave depressão, enquanto Juan Carlos mata saudades da amante na Suíça.

19 de maio de 2025 às 21:09

O estado de saúde da rainha emérita Sofía é cada vez mais preocupante. A mãe de Felipe VI viveu momentos felizes quando os filhos - é ainda mãe das infantas Cristina e Elena - eram pequenos, mas logo sentiu viu a sua vida desabar ao descobrir as traições do marido, Juan Carlos. Apesar das muitas infidelidades a rainha manteve-se em silêncio e cumpriu seu papel institucional sem reclamar, criando um casamento de fachada.

Com Juan Carlos exilado em Abu Dhabi e a relação difícil com a nora, a rainha Letizia, Sofía, de 86 anos, tem como única companhia no palácio a irmã, Irene da Grécia, de 83. Agora que esta está doente, é Sofía quem cuida dela. A maioria dos seus dias são passados entre as paredes da Zarzuela, em Madrid, onde derramou tantas lágrimas ao longo da vida. Agora, de acordo com a especialista em realeza Pilar Eyre, ela mostra-se cada vez mais depressiva.

"A situação dela neste momento é preocupante. Disseram-se que ela não dorme, nem come, e chora muito", disse Eyre ao 'Lecturas'. A jornalista garante que na família real espanhola as mulheres "nunca foram felizes": "A Dona María, mãe de Juan Carlos, a morte do filho Alfonsito [] levou-a à depressão e ao alcoolismo, Cristina e Elena sempre tiveram uma vida íntima muito infeliz, a infanta Margarida foi privada de visão desde o nascimento e a outra irmã de Juan Carlos, Dona Pilar, ao ser questionada, pouco antes de morrer, se viveria sua vida novamente, respondeu: 'Não, pelo amor de Deus, tudo foi muito difícil!'".

O facto de Juan Carlos se ter aproximado de uma das suas amantes, Marta Gayá, também não ajuda à situação. Sofía sabe que o marido tem passado grandes temporadas em Genebra, na Suíça, no apartamento que comprou àquela que é considerada o seu “grande e verdadeiro amor”.

"O emérito não veio a Sanxenxo nestes dias como planeado, não porque esteja numa consulta médica na Suíça, mas porque está a tornar-se cada vez mais difícil para ele afastar-se da companhia gentil de Marta, e veremos como estas viagens a Espanha se tornarão menos frequentes (algo que deixa o filho e a nora bastante felizes). Claro, ele não pode oficialmente passar muito tempo em Genebra, já que a sua residência fiscal é em Abu Dhabi, mas os 'irmãos' xeques permitem que ele faça tudo", disse Eyre.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8