Fadista acaba de lançar o álbum 'A Alma Só está bem onde Não cabe'
1 / 5
A minha alma tem andado por muitos sítios... e onde é que ela não cabe? Bom... é por isso que ela precisa da arte, para percebermos que às vezes cabe em muitos sítios e outras vezes em sítio nenhum. Mas o título deste disco tem muito a ver com um poeta que eu gosto muito que se chama Raúl de Carvalho e que eu li muito durante o ano de 20025. Fui muito inspirado por ele e também por uma poetisa chamada Adélia Prado que diz que "pior que o medo de almas do outro mundo é o medo da alma do mundo do outro".
Sim, sem dúvida nenhuma. Pode ser prepotente da minha parte, mas eu digo sempre que sou um português renascentista. É pela curiosidade e pela inquietação que vem de dentro de mim e que o mundo me dá, que procuro sempre buscar novos caminhos e novas coisas, de encontrar o belo onde ainda não foi visto. É essa a minha missão, não sei se chego lá, mas vou tentar.
Não. Às vezes pode haver um vislumbre de um certo contentamento, mas satisfação não, porque se eu der comigo satisfeito, então já não procuro mais nada. Acomodar-me e viver do conformismo, não é para mim.
Essa serenidade encontra-se por percebermos que as coisas estão a ser feitas porque precisam de ser feitas. É olhar para o caminho como um meio e não como um fim.
Há muito tempo que já sabia disso. Depois da primeira colaboração com o Rabih Abou-Khalil [músico e compositor libanês], percebi isso. Por este motor da curiosidade e por esta coisa que vive dentro de mim que não sei explicar bem o que é, acabo por fazer sempre coisas novas. No fado eu já fiz tantas coisas diferentes, já criei estilos para fados clássicos e tradicionais, já fiz fados tradicionais meus e melodias, já fiz tudo o que os mestres a mim me incutiram que era preciso fazer. Mas o mais importante, no meio disto tudo, é perceber que quando se ouve o Ricardo Ribeiro, ouve-se uma identidade artística.
Tinha 27 anos e foi quando percebi que tinha outros mundos dentro de mim. Percebi que conseguia cantar outras coisas que até então não faziam parte do meu léxico, do meu canto e das minhas ferramentas.
Eu, de quando em vez ainda me vou surpreendendo (risos), às vezes nem sempre pelo melhor. Vou indo (risos).
Tenho as melhores memórias e devo dizer que recorro muitas vezes a esse tempo na minha cabeça e no meu coração para que não se perca a chama e para o que o fogo continue vivo. Nessa altura era um fogo com uma ânsia de conhecer, de fazer, de cantar e de explorar. Às vezes a vida pode levar-nos a acomodar e é quando eu sinto isso, que recorro a esses tempos para me lembrar de que como isto é bonito. Às vezes há desilusões na vida e a maneira de desafiar a própria desilusão é ir a essas memórias.
Era um rapaz com uma infância e adolescência difíceis, mas com muito sonhos por realizar. E quando há muito sonhos a tristeza é muito pouco relevante.
Porque venho de uma família humildade, de pais separados e as coisas não foram fáceis. Depois fui para um colégio interno, enfim muitas coisa que já contei e que andam por aí.
Não sei. Mas acho que estaria, por exemplo, a dizer: olha rapaz conseguiste! Conseguiste lutar contra o teu problema de obesidade e fazer uma série de coisas boas, continua!
Está tudo controlado felizmente. Eu cheguei a ter 145 quilos e neste momento peso 69.
Sim, eu sou disciplinado. Tudo o que tem a ver com a emoções é volátil. A força de vontade e a vontade tem a ver com a emoção, mas se tiveres disciplina nunca desistes e eu incorporei em mim a disciplina.
Não. É um sacro ofício (risos) ou um ofício sacro. O corpo é o nosso templo e eu encontrei a minha ordem interior.
Sem dúvida. Saber das minhas falências leva-me mais facilmente a perdoar ou tolerar as dos outros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.