page view

Rita Ferro Rodrigues chocada com incêndio mortal. E até Catarina Furtado concordou

Apresentadora mostrou-se abalada com tragédia na Suíça.

04 de janeiro de 2026 às 12:08

Rita Ferro Rodrigues  não deixou passar em claro o incêndio que tirou a vida a mais de 40 pessoas e fez uma centena de feridos. A apresentadora, de 49 anos, partilhou um longo texto no Instagram e começou por explicar que a imagem publicada nada a ver com o tema. "Sinto que tenho de me defender ( e também a vocês, do horror gráfico e despudorado ). E o horror foi aquele incêndio trágico na Suíça, na noite de passagem de ano, onde morreram mais de 40 jovens. As imagens do incêndio aterrorizaram-me e não, não foi pela voracidade assassina das chamas. Foi pela reação de uma grande parte dos miúdos: pegaram nos telefones e começaram a filmar", começa por explicar.

Para a apresentadora, "em vez de se salvarem enquanto tinham tempo, eles pegaram nos telefones e começaram a filmar, totalmente alheados e indiferentes ao perigo, como se estivessem a viver numa realidade paralela, zero instinto de sobrevivência, intuição de fuga inexistente … Malta, algo se passa e não é bom, algo de profundamente inquietante e aterrador se passa".

A terminar, Rita Ferro Rodrigues continua no mesmo tom: "Nada nas minhas palavras tem como objectivo culpar ou julgar estas vítimas, o meu coração está tolhido por elas e sim, já tive 20 anos, já fiz todo o tipo de asneiras , já bebi copos valentes, já frequentei sítios sem condições de segurança, já estive em situações de risco e de perigo e de inconsciência até … mas na altura em que o fiz, não havia internet, muito menos redes sociais ou um telefone na mão que, é um voyer tarado, e nos anestesia da realidade, pela tentação dos gostos, partilhas, validação de uma existência virtual. As imagens daqueles miúdos com o telefone na mão e o mundo a arder, mostram que algo de muito grave se passa. Os animais fogem perante o perigo do fogo. Sejam ou não racionais. No que é que nos estamos a transformar ?".

Catarina Furtado foi outra das apresentadoras que reagiu ao desabafo de Rita Ferro Rodrigues, escrevendo que pensou exatamente o mesmo e Iva Domingues também concordou com a amiga: "Pensei exatamente no mesmo. Assisti incrédula e em choque a essas imagens de miúdos a filmar com o telemóvel, enquanto tudo ardia…. Depois lembrei-me da teoria da evolução e da seleção natural da espécie, segundo Darwin… Não vejo outra explicação".    

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8