page view

Ronaldo e Georgina ajudam menino que luta contra um cancro

Tomas, de sete anos, tem um neuroblastoma agressivo que precisa de um tratamento caro.

08 de fevereiro de 2021 às 12:57

Cristiano Ronaldo e Georgina Rodríguez não ficaram indiferentes à história de Tomas, um menino de sete anos, que luta contra um neuroblastoma, uma forma agressiva e rara de cancro, e que precisa de um tratamento caro. 

Tomas luta contra o cancro desde 2018 e já foi submetido a oito ciclos de quimioterapia, uma cirurgia invasiva para remover o tumor, um autotransplante, radioterapia e imunoterapia, sendo que em dezembro passado foi operado ao tumor. No entanto, nem tudo correu como o esperado, como a família do menino fez questão de divulgar. "A equipa cirúrgica foi bastante audaciosa e desbravaram e arriscaram até onde puderam. Esforçaram-se imenso e, por isso, retiraram 60% do tumor. Todavia, após a abordagem ao lado esquerdo, quando tentaram avançar para o lado direito, tornou-se evidente que os riscos eram demasiado elevados e que ocorreria uma fatalidade, pelo que tiveram discernimento e sabedoria para saberem parar ali", lê-se numa publicação das redes sociais da campanha.

A esperança dos pais de Tomás, Ana Jorge e Ricardo, estava nos tratamentos em Barcelona, que poderiam salvar a vida do filho: "(...) Agora ainda permaneceremos por cá e teremos um tempo de recuperação pela frente e, quando o Tomás estiver recuperado, avançaremos com a radioterapia. No entanto, após a cirurgia percebemos que atualmente a nossa esperança está em Barcelona"

Contudo, os custos dos tratamentos acabaram por surpreender o casal. "Achávamos que custava algo entre os 100 e os 170 mil euros. Pensamos em falar com família e amigos, em vender o que nos era possível vender. Acreditámos que entre todos, conseguiríamos arranjar o dinheiro", explicou a mãe do menino à NIT, acrescentando que os custos podem ascender os 400 mil euros. Com o objetivo de angariar dinheiro para pagar terapias experimentais em Barcelona - que têm dado esperança a casos de neuroblastomas que, até há uns anos, poucas ou nenhumas hipóteses tinham de sobrevivência - os pais de Tomás lançaram a campanha 'Pelos Sonhos do Tomás', que procura angariar dinheiro suficiente para financiar os tratamentos que poderão salvar-lhe a vida.

Esta segunda-feira, sabe-se que o jogador da Juventus, bem como a namorada ajudaram a família. Uma novidade dada pela irmã de Gio, Ivana, na sua conta de Instagram. "O Tomas já está a caminho de Barcelona para realizar provas e começar o tratamento contra o cancro no Hospital d'Hebron. Obrigada Cristiano e Georgina pela vossa ajuda, solidariedade e grande coração. Obrigada do fundo do coração por ajudarem a que o Tomás possa aceder ao tratamento", escreveu a irmã de Gio num storie (publicação instantânea) da sua conta de Instagram. 

Nas redes sociais da campanha, também foi emitido um comunicado a anunciar a novidade. "Este fim de semana trouxe-nos notícias cheias de alento e esperança. Após encetados muitos esforços por parte de várias pessoas de grande humanidade, a quem estamos muito gratos (sabem quem são), foi autorizada a saída do nosso Tomás para Barcelona e nós já estamos a caminho! Assim, o nosso guerreiro iniciará esta semana uma série de consultas e de exames para realizar os tratamentos no hospital Vall D'hebron. Fortíssimo abraço. Estamos juntos!", pode ler-se.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8