Em 20 dias, Casillas e Sara Carbonero passaram da felicidade ao pesadelo. Depois do enfarte do craque, ela luta contra o cancro.
1 / 2
Em apenas 20 dias, a vida de Sara Carbonero e Iker Casillas deixou de ser a cor-de-rosa, de ‘casal perfeito’ que aparece nas revistas, para a de uma família que vive um pesadelo.
Com o guarda-redes ainda sem saber o que o futuro lhe reserva, depois de ter sofrido um enfarte do miocárdio, a mulher, de 35 anos, recebeu o duro diagnóstico: foi-lhe detetado um cancro nos ovários.
Na última terça-feira, foi a própria a revelar que foi operada com sucesso na Clínica Internacional Ruber, em Madrid, Espanha, curiosamente a mesma onde nasceram os dois filhos, Martín, de cinco anos, e Lucas, de dois.
Após a cirurgia de remoção do tumor maligno, Sara continua internada naquela unidade de saúde e, segundo comunicado, "deverá ter alta nos próximos dias, exceto se houver complicações".
De lá, não têm arredado pé os pais da jornalista espanhola, a irmã e, claro, Iker Casillas. Estes são os seus apoios na difícil batalha de tratamentos que terá pela frente. Nesta fase, estão a ser estudadas várias possibilidades de tratamento pela equipa médica, sendo a quimioterapia a mais comum para tratar a doença.
De acordo com a ginecologista oncológica Ana Maria Coelho, Sara, que detetou o tumor num exame de rotina, estará num estádio pouco avançado do cancro, o que aumenta as hipóteses de cura.
"O cancro nos ovários não dá uma sintomatologia precoce. O diagnóstico é, muitas vezes, tardio porque só se manifesta em casos de dor pélvica, irregularidades na menstruação ou aumento do volume abdominal e estas situações só se revelam numa fase avançada da doença. O testemunho da Sara indica que pode estar no estádio I ou II".
Esta não é a primeira vez que Sara vive um susto com a saúde. Em outubro passado, a mulher de Casillas revelou que lhe havia sido diagnosticado um tumor benigno na mama e que foi sujeita a uma cirurgia. Agora, seis meses depois enfrenta uma nova e mais difícil batalha contra o cancro, palavra que, assume, ainda não consegue dizer.
Equipa médica emite comunicado
A Clínica Internacional Ruber, em Madrid, onde Sara Carbonero foi submetida a operação de remoção de tumor no ovário emitiu um comunicado a informar que a jornalista pode "ter alta nos próximos dias".
"Não foi um grande aniversário"
Iker Casillas celebrou 38 anos um dia antes de Sara ser operada. O craque partilhou um texto emotivo a detalhar os últimos acontecimentos. "Não foi um grande aniversário. Ainda assim, fiz pose e mostrei-me alegre. Tenho de estar feliz pelos 20 dias que passaram", escreveu.
"Fertilidade pode ter sido preservada"
Aos 35 anos, Sara Carbonero atravessa um dos momentos mais frágeis da sua saúde. A luta contra o cancro nos ovários pode implicar o fim do sonho da maternidade, devido ao tratamento contra a doença, conforme revela ao CM a oncologista Ana Maria Coelho.
"Se a equipa médica recorreu à cirurgia radical, Sara foi também sujeita à remoção dos ovários, útero e a membrana perineal. Se optou por outra possibilidade de tratamento, há a hipótese de poder voltar a engravidar. A idade da Sara pode ter aberto caminho a várias possibilidades de tratamento. Pode ter sido ponderada a preservação da fertilidade e isso não implica a não realização de quimioterapia, mas tudo vai depender do estado do tumor", explica a profissional.
A mulher de Iker Casillas é mãe de dois rapazes, Martín, de cinco anos, e Lucas, que completa três anos em junho, mas já tinha revelado várias vezes que gostava de ser mãe novamente ou recorrer à adoção.
Discurso Direto
Ana M. Coelho - Ginecologista oncológica "Sintomas aparecem tarde" Quais os sinais que podem indicar a existência de tumor nos ovários? –
– Quais são os tratamentos mais comuns contra o cancro nos ovários?
PORMENORES
Fases da doença
No Estádio I o tumor está confinado a um ovário ou aos dois; Estádio II é quando o cancro está em ambos os ovários, com extensão ao útero e trompas; No estádio III estende-se à cavidade peritoneal; No Estádio IV existem metástases noutros órgãos.
Sinais de alarme
O cancro nos ovários não apresenta grandes sintomas numa fase inicial da doença. Os mais comuns aparecem tardiamente e incluem irregularidade na menstruação, aumento do volume abdominal e dor pélvica localizada.
Exames de rotina
Os tumores podem ser detetados em fase inicial através de exames de rotina. Se houver casos de cancro no seio familiar, então os exames devem ser feitos com uma maior periodicidade, de seis em seis meses. Caso contrário, anualmente.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.