Chegou a Portugal em 2003 e é considerada a líder das mulheres dos leões. Bruna, a mulher de Anderson Polga, faz por bem receber quem entra
Bruna Polga ainda se lembra da primeira vez que pisou os camarotes do antigo estádio de Alvalade. Acabadinha de chegar do Brasil, para acompanhar o marido Anderson Polga na vinda para o Sporting, em 2003, a mulher do craque não conhecia Lisboa nem a cultura portuguesa e, assim que encontrou outras mulheres de futebolistas, apressou-se a bombardeá-las com perguntas. 'Fui muito bem recebida no meu primeiro dia e lembro-me que perguntei de tudo: desde quais eram as melhores marcas de fraldas, qual o melhor tipo de leite e até as lojas mais na moda. Coisas que só a mulherada sabe responder', começa por contar Bruna.
Talvez por isso, sempre que chega uma cara nova aos camarotes femininos do Alvalade XXI, Bruna faz por repetir a hospitalidade. Um gesto que já leva as outras mulheres a considerarem-na como a líder da bancada. 'É verdade que já sou a mais antiga, a veterana. Faço com que as outras mulheres se sintam em casa ali e que o ambiente seja bom. Claro que entre a mulherada, normalmente, há sempre algumas confusões, mas em Alvalade damo-nos todas muito bem', revela a mulher de Anderson Polga, que tem como melhores amigas a mulher de Liedson, Gabrielle, a namorada de Miguel Veloso, Bruna, Filipa Postiga e Lurdes Caneira.
Apesar de esta época ainda não ter podido marcar presença em Alvalade, a mulher de Polga diz que está desejosa de matar saudades e, claro, de colocar a fofoca em dia. Até porque este ano já há novas caras conhecidas no sector das ‘leoas’. 'Como a babá da minha filha está de férias, ainda não pude ir ao estádio, mas é claro que estou supercuriosa. Já conheço a Lucy há algum tempo e acho-a uma querida, por isso de certeza que nos vamos dar bem. Agora é só fofocar e dar risadas', diz, enquanto recorda o momento em que Yannick Djaló dedicou o primeiro golo a Luciana Abreu. 'Não estava lá, mas achei muito bonito. Estava ao telefone com a Gaby [mulher de Liedson] e ela estava a contar-me tudo', diz Bruna que, quando não pode ir aos jogos, sofre a dobrar.
'É pior ver em casa. Tenho todas as televisões ligadas no jogo, mas nunca me consigo sentar a ver. Além disso, parece que se acontecer alguma coisa com o Anderson e eu não estiver no estádio é pior, porque estou longe. Fico tão angustiada', garante, enquanto conta que nos dois camarotes femininos de Alvalade também se grita e chama nomes ao árbitro. 'Eu acho que sou a mais calminha de todas, mas há grandes torcedoras, que gritam. É muito engraçado'.
Quando chegou a Alvalade, Bruna foi recebida por algumas mulheres que ainda hoje continuam a frequentar o estádio, como é o caso da ex-mulher de Beto. Filipa de Castro recorda com saudades os momentos que passou nos camarotes de Alvalade, mas garante que nem tudo são rosas. 'É claro que entre mulheres há sempre algumas confusões. Eu posso dizer que só tive um problema, quando o Custódio se desentendeu com o Beto. A mulher dele levou isso a peito e fez comentários menos próprios a meu respeito. Essas situações são chatas mas acontecem. Por exemplo, nenhuma mulher gosta de ver alguém a tirar o lugar no 11 ao marido. Isso sente-se na bancada', assegura Filipa de Castro, garantindo que os desentendimentos nunca passam do 'bate-boca'.
Ainda assim, a modelo garante que as recordações positivas dos camarotes de Alvalade superam as dores de cabeça ali vividas. Afinal, Filipa ainda mantém algumas amizades desses tempos. 'Lembro-me que na altura me dava muito bem com a Sandra [mulher do guarda--redes Nelson], com a Teresa, mulher do Paulo Bento e, claro, com a Carla Baía [ex-mulher de João Pinto], de quem continuo a ser muito amiga', explica Filipa, que ainda se lembra do dia em que Bruna Polga chegou ao estádio de Alvalade.
'Adoro a Bruna e lembro-me dela mesmo no início. Ajudei-a muito nessa altura e desde então criámos uma grande empatia, que perdura até aos dias de hoje. Lembro-me de lhe ter dito quais eram os sítios mais bonitos de Lisboa para passear e é claro que também falámos de lojas. A Bruna é uma pessoa que admiro muito'.
Hoje, Filipa de Castro continua a ser presença assídua no estádio do Sporting, só que mudou de sector: já não vai para os camarotes femininos. 'Esses são os camarotes destinados às famílias dos jogadores e, por isso, não faz sentido ir para lá, mas continuo a dar-me bem com elas'.
Quem também deixou o espaço de luxo do clube leonino foi Ana Sofia Miguel. Durante o tempo em que viveu com Yannick Djaló, a jovem, de 24 anos, gostava de ir ver os jogos e guarda boas recordações desses tempos. 'Fiz grandes amigas no Sporting', começa por dizer Ana Sofia Miguel, elegendo Ana Moutinho, Bruna Duarte (namorada de Miguel Veloso e madrinha do seu filho Martim), Brígida (mulher de Abel) e Liliana (casada com Tonel) como as suas amigas do coração. 'Conheci muitas mulheres dos jogadores mas com elas criei uma amizade para além do Sporting', diz, confessando ter sido bem recebida e acolhida no camarote. E fez o mesmo quando a mulher de um futebolista chegava ao clube.
'Tentava ajudá-las da melhor forma possível. É claro que me pediam conselhos sobre a gastronomia portuguesa, as lojas', refere, recordando que os problemas domésticos eram também debatidos nos camarotes de Alvalade. 'Algumas chegaram a pedir-me se eu sabia de alguém de confiança para lhes fazer a lida da casa ou o melhor stand para comprar um carro novo'.
Garantindo que, na altura, não havia rivalidade entre si, Ana Sofia Miguel reconhece que, muitas vezes, tinha de haver uma certa contenção quando o marido de uma ou de outra estava como suplente. 'É claro que nós queríamos que os nossos companheiros fossem titulares. Por isso, agíamos com a maior cordialidade', adianta Ana Sofia Miguel, que não se mostra incomodada com o facto de Luciana Abreu fazer agora parte do camarote dos leões e, sobretudo, por ter sido fotografada com a sua amiga Bruna Duarte. 'Eu e a Bruna não temos esses problemas, estamos bem conversadas. Não costumo misturar as coisas e não me aflige vê-la com a Luciana. Além disso, é natural que se dêem, pois o Miguel Veloso e o Yannick Djaló são bastante amigos', sublinha.
DENTRO E FORA DE 'CASA'
Casados desde Junho de 2008, Ana Sofia Gomes, de 23 anos, é um forte pilar para João Moutinho. A funcionária de uma instituição bancária, além de ser presença constante no camarote leonino, sempre que pode, faz questão de acompanhar, ao vivo, os jogos do marido fora de casa. Mesmo nos jogos da Selecção Nacional, Ana Sofia Gomes acompanha a equipa. Agora, a mulher de João Moutinho poderá ter de abrandar o ritmo, já que espera o seu primeiro filho.
SPORTINGUISTA DE ALMA E CORAÇÃO
Apesar de divorciada de Beto – este ano a jogar na equipa do Belenenses após passagem pelo Huelva –, Filipa de Castro continua a defender de forma calorosa o 'seu' Sporting. Apesar de, actualmente, não ver os jogos no camarote das mulheres dos futebolistas, a modelo vai ao estádio sempre que o tempo lhe permite.
No entanto, Filipa de Castro não esquece os tempos em que o ex-marido vestia a camisola dos leões. 'O ambiente nos camarotes era realmente extraordinário. Salvo algumas excepções, não tive problemas com ninguém', considera.
TRISTE ADEUS
Quem conquistou muitas amizades durante o tempo em que o marido jogou no Sporting foi Rebeca, casada com Derlei. Bruna Polga e Ana Sofia Miguel tecem rasgados elogios à brasileira. 'Tive imensa pena quando ela se foi embora', disse Bruna.
FILHO PRESTES A NASCER
Hélder Postiga é outro dos jogadores do Sporting a quem não falta o apoio da mulher. Filipa acompanha os jogos do marido no camarote leonino. Aos 24 anos, a jovem tem mais motivos para festejar com o marido: o segundo filho do casal nasce no início de Outubro.
AMBIENTE SAUDÁVEL
Até à separação, Ana Sofia Miguel fazia questão de ir ver os jogos do companheiro, Yannick Djaló. 'O ambiente nos camarotes era saudável', começa por dizer a jovem que acabou por fazer algumas amizades. 'Dei-me bem com todas as mulheres', diz Ana Sofia Miguel.
PERFIS
Bruna Polga nasceu no Rio Grande do Sul, Brasil, há 30 anos. Trabalhou como modelo enquanto estudava Medicina Dentária. O curso foi interrompido quando o marido, Anderson Polga, mudou-se para Portugal. O casal tem uma filha, Maria Eduarda, de seis anos.
Lurdes Caneira está casada com Marco Caneira há nove anos e têm quatro filhos: Manuel, Francisco, Laura e Maria. Lurdes é uma das melhores amigas de Bruna, namorada de Miguel Veloso.
Gabrielle é a segunda mulher de Liedson. A brasileira já conhecia o jogador há alguns anos mas só no início de 2008 é que se apaixonaram. ‘Levezinho’ casou-se com Gabrielle em Junho e o primeiro filho do casal nasce em Novembro.
Bruna Duarte namora há mais de cinco anos com Miguel Veloso e não perde um jogo no Alvalade XXI. Devido à amizade do namorado com Djaló, foi ela quem recebeu Lucy.
Luciana Abreu é agora a nova ‘estrela’ do camarote leonino. Mal assumiu o polémico romance com Yannick Djaló, a actriz juntou-se às outras mulheres dos jogadores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.