page view

Xuxa Meneghel ficou traumatizada após programa infantil, com 200 crianças em estúdio, terminar em tragédia

Um incêndio causado por um curto-circuito alastrou-se rapidamente nos estúdios do Projac, onde hoje são gravadas as novelas da Globo.

04 de junho de 2025 às 17:23

É um acontecimento trágico que marca o passado da TV Globo e que deixou um profundo trauma na apresentadora Xuxa Meneghel, atualmente com 62 anos. Aconteceu precisamente há 31 anos e ainda hoje é recordado como um dos momentos mais negros na história da televisão do Brasil.

No dia 4 de junho de 1994, numa manhã de sábado, foi para o ar o programa infantil 'Xuxa Park', gravado nos estúdios do Projac, onde atualmente são gravadas as novelas da TV Globo. Xuxa Meneghel regressava aos programas infantis um ano e meio após encerrar o 'Xou da Xuxa', exibido entre 1986 e 1992. O 'Xuxa Park' mostrava brincadeiras, números musicais e desenhos animados, e contava com a presença de diversas crianças.

Quase sete anos depois, o formato foi retirado do ar após um acontecimento trágico. No dia 11 de janeiro de 2001, era gravada a edição que seria exibida no dia 24 de fevereiro, sábado de Carnaval. Tudo corria bem até que, perto do final, quando faltavam apenas cinco minutos para Xuxa entrar a sua nave espacial e dizer adeus aos telespectadores, um curto-circuito causou um incêndio que rapidamente se alastrou pelo estúdio.

De acordo com a 'Veja', o momento ficou registado num vídeo que foi exibido no 'Jornal Nacional' do mesmo dia do acidente, onde se vê algumas crianças a correrem enquanto Xuxa continua a cantar. Poyco depois, os bombeiros chegam ao local e tentam controlar o fogo com extintores, um trabalho que é dificuldado pelos materiais muito inflamáveis.

A carregar o vídeo ...

Incêndio no 'Xuxa Park'

O pânico instalou-se no estúdio, onde estavam cerca de 300 pessoas, das quais 200 eram crianças. Na altura, a polícia divulgou que o local estava com a capacidade acima do limite.

O realizador do 'Xuxa Park', Paulo Netto, disse, em entrevista à revista 'Isto é Gente', que a própria apresentadora correu risco de vida. "Mais cinco minutos e ela teria morrido", afirmou. "O material do cenário era de alta combustão. Nunca vi um fogo alastrar tão rapidamente", acrescentou. 

A apresentadora escapou ilesa fisicamente, mas ficou com traumas psicológicos ao constatar que 26 pessoas ficaram feridas, sete delas em estado grave. "Depois do incidente ela ficou abatida, a chorar constantemente e sem conseguir dormir", revelou.

O caso mais grave foi o da pequena Thamires Gomes Valleja, de sete anos, que se encontrava na roda gigante ao pé do palco e que sofreu queimaduras de segundo e terceiros graus, sendo a última a ser resgatada.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8