Calor pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de dormir. Estes truques podem ajudá-lo
Verão altera a qualidade do sono de muitas pessoas.
O verão já chegou e com ele trouxe dias de bastante calor que, para algumas pessoas, pode ser um verdadeiro desafio na hora de dormir. Segundo a neurofisiologista Beatriz Soria Soriano, citada pelo La Voz de Salud “um dos factores mais importantes que determina a disponibilidade do nosso corpo para dormir é o sinal de uma diminuição da temperatura ambiente, mas isso é difícil de conseguir nos meses de verão, especialmente nas noites mais quentes”.
Mas o que podemos fazer para suportar o calor durante o sono? Um dos métodos indicado pelos especialistas para garantir que consegue dormir bem é o arrefecimento do corpo, fator importante para a libertação de melatonina - hormona do sono. Esta rotina deve ser adotada a partir do final da tarde. Pode, por exemplo, aplicar gelo no pescoço ou na zona das axilas.
É também aconselhado tomar um duche antes de ir para a cama e fazer por manter fresco o local onde vai dormir, deixando por algum tempo o ar condicionado e ventoinha ligados ou parte das janelas abertas. A temperatura ideal do quarto será de 18.º graus Celsius. A temperatura da almofada também terá impacto na qualidade do sono, pelo que, se puder, utilize uma que tenha tecnologia de arrefecimento. Segundo a mesma fonte, a roupa da cama deve ser de algodão ou linho, uma vez que, são tecidos respiráveis que permitem que a temperatura e a humidade se dissipem facilmente.
De acordo com os especialistas, citados pelo La Voz de Salud, a luz artificial pode atrasar a produção de melatonina e impactar pela negativa o descanso. Deve, por isso, evitar utilizar excessivamente ecrãs pelo menos duas horas antes de ir dormir.
"Durante o verão, os dias são mais longos e as noites mais curtas, pelo que a luz natural é especialmente importante para o nosso descanso. A luz artificial, no entanto, pode interferir e atrasar a produção de melatonina, alterando o nosso ritmo circadiano, causando um atraso no adormecimento e levando a uma pior qualidade do nosso descanso noturno", explicou a neurofisiologista Beatriz Soria Soriano.
Se estiver em casa, opte por baixar as persianas para começar a criar um ambiente noturno. Estar às escuras é importante para começar a higiene do sono. Se tiver a luz ligada pode utilizar uma venda de olhos para adormecer.
Uma dica a ter também em consideração é o não consumo de cafeína antes de iniciar o sono, considerando que a mesma se mantém no organismo durante várias horas. Os especialistas recomendam que o último café do dia seja bebido por volta das 15h00 ou 16h00 ou, pelo menos, seis horas antes de se ir deitar.
"A nicotina tem um impacto negativo no sono e o café também. Se beber três chávenas ou mais por dia, pode tornar-se menos sensível aos efeitos do café no sono, mas é importante saber que isto não acontece com toda a gente", clarificou Merijn Van de Laar, citada pelo La Voz de Salud.
A molécula da cafeína atua como estimulante ao nível do sistema nervoso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt