page view

As melhores posições para garantir uma noite de sono tranquila

Maioria da população sabe da importância de dormir sete a nove horas por dia, mas a postura adotada é igualmente crucial.

14 de maio de 2025 às 15:43

Os especialistas alertam que a posição do corpo durante o sono pode ter um impacto significativo na nossa saúde, recomendando algumas posições dependendo das necessidades individuais.

A maioria da população sabe da importância de dormir entre sete a nove horas diariamente, mas a postura adotada durante esse tempo é igualmente crucial, avança o jornal Independent. 

A escolha da posição durante o sono, quer seja de barriga para cima ou para baixo, pode influenciar partes diferentes do corpo. A posição ideal depende das necessidades e condições de saúde de cada um. 

“As diferentes posições ao dormir geram contactos de superfície diferentes, colocando pressão em articulações diferentes”, explica Hana Patel, médica e especialista do sono. “As três posturas básicas - supina (de barriga para cima), de lado, e de bruços (de barriga para baixo) - requerem tipos de apoio diferentes em relação ao colchão”, afirma Patel. 

Existe uma posição perfeita? 

A resposta é não, segundo a especialista. “Não existe uma posição perfeita para um sono de qualidade que eu recomendaria, já que normalmente depende de pessoa para pessoa”, afirma Patel.  

De acordo com a médica, é menos recomendado dormir de barriga para baixo, porque aumenta a probabilidade de criar tensão no pescoço. 

“Vários estudos mostram que dormir para o lado direito está associado com uma melhor qualidade de sono, como acordar menos durante a noite. Outro estudo mostrou que dormir para o para o lado esquerdo está associado com menos sintomas de refluxo e acidez”, indicou Patel. 

Existem, porém, alguns momentos, como durante a gravidez, em que os especialistas recomendam uma posição específica. 

“A posição mais segura para dormir durante a gravidez é de lado, quer seja o esquerdo ou direito”, disse a médica. “Isto ajuda a melhorar a circulação de sangue e oxigénio para o bebé e é mais seguro tanto para ele como para a mãe”, explicou Patel. 

Dor de costas durante o sono 

“Dormir é bastante importante para a recuperação, regeneração e prevenção de lesões, mas para aqueles que vivem com dor de costas, pode parecer impossível dormir as recomendadas oito horas por noite”, reconhece o osteopata Michael Fatica. 

“Para piorar a situação, a dor de costas e o sono estão interconectados, com alguns estudos a mostrar que o sono insuficiente pode exacerbar alguns problemas”, explica Fatica, realçando que pode parecer uma “batalha impossível de vencer” para muitas pessoas. 

Hana Patel recomenda duas posições para quem sofre de dores nas costas: “a primeira é de lado com os joelhos chegados para cima e a segunda é de barriga para cima com uma almofada debaixo dos joelhos para manter a curva natural da zona lombar”. 

“Para um alinhamento ideal da coluna e para aliviar a dor, colocar uma almofada no meio dos joelhos pode ajudar significativamente, quando se dorme de lado. Pode também ser usada para garantir que o pescoço está alinhado corretamente, se tiver almofadas mais finas”, afirma Fatica. 

A melhor posição para a respiração 

Os especialistas recomendam a pessoas que sofrem de apneia do sono dormir de lado para ajudar a ter uma respiração mais fluida. 

“Se tem problemas de respiração como apneia do sono, então os seus sintomas devem piorar quando dorme de barriga para cima, porque a gravidade faz com que a língua e o palato mole descaiam e estreitem as vias aéreas”, explica Patel. 

“Tente dormir de lado para combater isto”, recomenda a médica. 

Para melhorar o sono, existem outros fatores a ter em conta além da posição, como o stress, o colchão, a rotina antes de dormir, entre outros. 

“Estabelecer uma rotina de deitar relaxante irá ajudar a mente e o corpo a serenar”, diz Fatica. “Isto pode incluir ler um livro, ouvir música calma, praticar meditação ou fazer exercícios de respiração”, exemplifica o especialista. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8