page view

Diagnóstico de hipertensão e colesterol elevado não altera sedentarismo dos portugueses

Maioria (68%) dos inquiridos no estudo disse ter feito alterações alimentares após o diagnóstico, mas 47% admite não ter mudado a rotina de atividade física.

05 de maio de 2025 às 17:17

Quase metade dos portugueses mantém inalterada a prática de atividade física após diagnóstico de hipertensão ou colesterol elevado embora a maioria altere hábitos alimentares e faça medicação, revela um estudo divulgado pela Fundação Portuguesa de Cardiologia.

O estudo "Os portugueses e os fatores de risco" realizado em abril, pela GfK Metris, com base numa amostra de 800 residentes no continente, mostrou que 48% dos inquiridos tinha diagnóstico de hipertensão arterial e destes 70% fazia medicação e alterou os hábitos alimentares, mas apenas 53% alterou a rotina de atividade diária após o diagnóstico.

Apesar de 76% dos portugueses reconhecerem que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em Portugal, os dados indicam que a adesão a comportamentos preventivos e a mudanças no estilo de vida é ainda insuficiente, conclui a Fundação.

A Fundação lembra que a hipertensão arterial e o colesterol elevado são fatores de risco significativos para as doenças cardiovasculares e que é importante a prevenção ativa e a adoção de estilos de vida mais saudáveis pelos portugueses.

Cerca de 35% dos inquiridos indicou terem sido detetados valores elevados de colesterol e entre estes 51% indicou ter iniciado medicação.

A maioria (68%) dos inquiridos disse ter feito alterações alimentares após o diagnóstico, mas 47% admite não ter mudado a rotina de atividade física.

O inquérito revelou ainda quase 30% dos inquiridos com excesso de peso (23%) ou obesidade (6%), mas que a maioria (84%) não era diabética nem apresentava valores elevados de açúcar no sangue.

Já quanto ao consumo de tabaco, 19% dos inquiridos identificou-se como fumador e 29% como ex-fumador.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8