page view

Fruta fresca ou congelada: benefícios serão os mesmos?

Dependendo do tipo de fruta, deve seguir critérios específicos para o processo de conservação.

15 de outubro de 2025 às 14:51

Fruta fresca ou congelada? Ambas as opções podem ser bastantes nutritivas, basta, no caso da fruta congelada, seguir alguns critérios para que os alimentos sejam igualmente, ou até mais, nutritivos.

Segundo Calala Martínez, membro do Colégio Oficial de Dietistas-Nutricionistas da Galiza, citado pela La Voz de La Salud, "a fruta congelada é uma ótima opção". De acordo com a mesma fonte, o processo de congelação preserva as vitaminas e minerais da fruta, assim como dos vegetais, impedindo a perda dos valores nutricionais. 

A nutricionista Ana Gómez Longueira refere que recorrer a fruta congelada, maioritariamente mais barata que a fresca, pode evitar o desperdício alimentar.

"Depende das circunstâncias de cada um, mas para uma pessoa que vive sozinha ou que tem pouco tempo para fazer compras durante a semana, recorrer a este tipo de formato pode ajudar a evitar que os alimentos frescos se estraguem e percam as suas propriedades", refere ao La Voz de La Salud.

Ainda assim, os possíveis benefícios da fruta congelada devem ser analisados no momento da sua compra. Os especialistas indicam que deve evitar comprar fruta congelada que tenha outros ingredientes adicionados, como é exemplo o chocolate ou a baunilha. Deve, por isso, prestar atenção ao rótulo das embalagens para se certificar que à fruta não foram adicionados açúcares ou xaropes. Segundo Ana Gómez, não deve haver indicação no rótulo de que o produto contém mais de três ingredientes

Caso opte por congelar a fruta fresca que já tinha em casa, tenha em consideração que, geralmente, a fruta não perderá sabor. Facto que não se verificará se a fruta já tiver entrado em processo de decomposição ou lhe tiver sido adicionado algum tipo de adoçante.

No caso das bananas, a sua conservação deve ser feita em pedaços pequenos, ao passo que, a dos citrinos deve ser feita sem casca e em gomos. Para as frutas que tenham caroço como os pêssegos, damascos, ameixas e cerejas o ideal é descaroçá-las antes de as congelar. Para conservar a fruta pode utilizar papel alumínio, película e sacos de conservação ou recipientes herméticos.

Quando pretender descongelar a fruta, segundo o La Voz de La Salud, passe primeiro a fruta do congelador para o frigorífico e só depois retire-a para fora do eletrodoméstico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8