Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Lágrimas contêm novo coronavírus. Saiba que cuidados deve ter com os olhos para evitar contágio

Olhos podem ser porta de entrada para o vírus.
Por Ana Maria Ribeiro 11 de Abril de 2021 às 14:45
Lágrimas contêm novo coronavírus
Lágrimas contêm novo coronavírus FOTO: Getty Images
Tocar com as mãos infetadas nos olhos pode ser uma forma de contrair o coronavírus que provoca a Covid-19 e, por isso, desde o início que os especialistas em saúde pública nos recomendam que não o façamos. Mas os olhos podem também ajudar a disseminar o vírus no corpo humano, assegura o oftalmologista Eugénio Leite.

"A superfície ocular e o sistema lacrimal podem disseminar o vírus no corpo, através da via lacrimal, e atingir a via área superior", explica o médico.

"Ainda que a transmissão do Sars-CoV-2 se faça prioritariamente por gotículas através da via respiratória e presentes na via área inferior, foram detetadas noutros tecidos e secreções, e doentes de Covid-19 apresentam, embora em pequena percentagem, a presença de secreções conjuntivas positivas para partículas virais", garante o especialista, apoiado em várias investigações, incluindo um estudo retrospetivo realizado em Wuhan, na China, aquando do início da pandemia.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas