page view
09 de novembro de 2025 às 04:31

Rússia lança ataque com mísseis e drones contra a capital da Ucrânia. Vários bairros da cidade com cortes de energia

Guerra na Ucrânia:

A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022, reabrindo a ferida da guerra no coração da Europa. O conflito deixou várias cidades ucranianas totalmente destruídas e milhões de pessoas viram-se obrigadas a fugir do país.
Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 às 23h29

Rússia lança ataque com mísseis e drones contra a capital da Ucrânia. Vários bairros da cidade com cortes de energia

A Rússia levou a cabo um "ataque em larga escala" com mísseis e drones contra a capital ucraniana na noite desta quinta-feira, relata o The Kyiv Independent. Há registo de vários bairros da cidade com cortes de energia.

Destroços de drones atingiram um prédio residencial de cinco andares no distrito de Dniprovskiy, de acordo com as autoridades ucranianas. Dezenas de mísseis balísticos foram também lançados contra várias regiões da Ucrânia, segundo a Força Aérea ucraniana. 


Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 às 13h28

Comissão Europeia desembolsa mais quatro mil milhões de euros para apoiar a Ucrânia

A Comissão Europeia libertou esta quinta-feira a décima e última parte de para apoiar macrofinanceira excecional à Ucrânia, na sequência do apoio acordado pelos países do G7, foi esta quinta-feira anunciado.

Em comunicado, o executivo comunitário europeu anunciou que os 4,1 mil milhões de euros deste valor, acordado pelos países do G7 (Estados Unidos da América, Reino Unido, Japão, Alemanha, França, Canadá e Itália, e também a União Europeia), e elevou para 5,9 mil milhões de euros o apoio prestado pelo bloco político-económico da Europa (com mais 1,8 mil milhões de euros ao abrigo do Mecanismo para a Ucrânia).

Quinta-feira, 13 de novembro de 2025 às 09h52

Rússia abateu 130 drones e Kiev denuncia mais ataques a estruturas elétricas

As defesas antiaéreas russas derrubaram esta quinta-feira130 drones (aeronaves telepilotadas) de asa fixa, e por isso com maior autonomia, sobre 10 regiões do território e também na anexada península da Crimeia, anunciou o Ministério da Defesa da Federação Russa.

Por seu turno, a principal empresa energética ucraniana, Ukrenergo, denunciou ataques russos a várias infraestruturas de três zonas, igualmente com drones, e registo de danos e 'apagões' em Dnipropetrovsk e Zaporijia.

"Desde as 23h00 de Moscovo (20h00, de Lisboa) de 12 de novembro até às 08h00 (05h00 de Lisboa) de 13 de novembro, os sistemas de defesa aérea intercetaram e destruíram 130 veículos aéreos não tripulados ucranianos de asa fixa", lê-se no comunicado oficial dos militares russos, publicado na rede Telegram.

Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 às 14h34

Zelensky pede demissão dos ministros da Justiça e da Energia da Ucrânia devido a escândalo de corrupção

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu, esta quarta-feira, a demissão , no âmbito do escândalo de corrupção descoberto pelas autoridades do país.

Zelensky pediu ao primeiro-ministro ucraniano, Svyrydenko que "solicitasse cartas de demissão desses ministros", avança o Guardian. O chefe de Estado não quer que estes dois ministros ocupem cargos de influência enquanto a investigação está em curso.

Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 às 08h15

Rússia diz ter abatido 22 drones, um deles perto da capital

As defesas antiaéreas abateram esta quarta-feira 22 drones (aeronaves telepilotadas) ucranianos de asas fixas, em sete regiões diferentes da Federação Russa, e um dos derrubes destes aparelhos com mais autonomia aconteceu perto de Moscovo, anunciou o Ministério da Defesa russo.

Segundo comunicado oficial na rede social Telegram, oito dos drones foram intercetados e destruídos na região meridional de Rostov, perto da fronteira inimiga, enquanto os outros abates verificaram-se nas zonas de Stavropol (quatro), Oriol (três), Briansk (três), Tula (dois), Kaluga (um) e Moscovo (um).

O presidente da Câmara Municipal da capital russa, Serguei Sobianin, admitiu que a aeronave não tripulada tinha mesmo a direção da cidade.

Quarta-feira, 12 de novembro de 2025 às 07h30

Governo ucraniano afasta ministro da Justiça por suspeitas de corrupção

O Governo ucraniano afastou esta quarta-feira o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.

"Esta manhã realizámos uma reunião extraordinária do Governo. Tomámos a decisão de afastar Herman Galushchenko do desempenho das suas funções de ministro da Justiça", escreveu a primeira-ministra, Yulia Sviridenko, na rede social X.

O parlamento ucraniano iniciou, na segunda-feira, o processo de demissão de Galushchenko, que, de acordo com uma investigação do Gabinete Anticorrupção da Ucrânia (NABU), esteve envolvido, enquanto ministro da Energia, numa rede que obteve pelo menos 100 milhões de dólares (86 milhões de euros) em comissões relacionadas com contratos adjudicados a empresas privadas por uma filial da empresa estatal de energia atómica Energoatom.

Terça-feira, 11 de novembro de 2025 às 13h41

Kiev admite que 300 soldados russos entraram na cidade de Pokrovsk

As Forças Armadas da Ucrânia admitiram esta terça-feira que mais de 300 soldados russos entraram na, um dos poucos bastiões ucranianos na província de Donetsk.

As autoridades ucranianas indicaram que as forças russas aproveitaram as condições meteorológicas adversas para intensificarem "com sucesso" os esforços para entrarem na cidade de Pokrovsk.

Terça-feira, 11 de novembro de 2025 às 08h12

Ataque russo danifica infraestruturas em Odessa

Um novo ataque militar da Rússia, com drones (aeronaves telepilotadas), danificou esta terça-feira infraestruturas de fornecimento de energia e da empresa de caminhos de ferro ucraniana Ukrzaliznytsia, na região de Odessa (sul), informou o governador local, Oleg Kiper.

"Na sequência do ataque, houve vários incêndios nas infraestruturas energéticas", escreveu o responsável político na sua conta da rede social Telegram, adiantando que também foram atingidos escritórios e um depósito daquela companhia de transportes.

Desde o início do outono, a Rússia tem atacado, praticamente todas as noites instalações daquele género, o mesmo se passando com as forças armadas ucranianas, mais especificamente refinarias e instalações similares.

Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 às 09h45

Rússia volta a atacar com mísseis hipersónicos Kinzhal e bateria de drones

As forças armadas russas voltaram esta segunda-feira a atacar a invadida Ucrânia com dois mísseis hipersónicos Kinzhal, cinco mísseis teleguiados S-300 e S-400 e um total de 67 drones (aeronaves telepilotadas), anunciou a Força Aérea ucraniana.

O comunicado não esclarece se os engenhos foram intercetados ou destruídos, adiantando-se no texto que ainda há que a verificar no terreno o resultado concreto e global deste mais recente ataque das forças militares da Federação Russa.

No setor dos drones, os responsáveis da Ucrânia esclareceram que 40 daqueles dispositivos eram do tipo 'kamikaze' (sem retorno) Shahed e que 52 dos 67 foram intercetados, tendo 15 deles sortido efeito em nove localizações distintas.

Domingo, 09 de novembro de 2025 às 10h39

Kiev regista 196 combates com forças russas concentrados em Pokrovsk

A Ucrânia adiantou este domingo que, nas últimas 24 horas, foram registados 196 combates, a maioria deles concentrados na zona de Pokrovsk, onde as forças russas lançaram 73 ataques.

Os russos lançaram um ataque com mísseis e 54 ataques aéreos contra posições e zonas povoadas ucranianas, com 41 mísseis, 126 bombas aéreas guiadas e 5.276 drones 'kamikaze', e realizaram ataques de artilharia contra posições das forças de defesa da Ucrânia.

A conquista de Pokrovsk parece ter-se tornado uma prioridade para a Rússia devido à importância estratégica do local, que lhe permitiria lançar uma ofensiva para ocupar toda a região de Donetsk.

Quarta-feira, 05 de novembro de 2025 às 08h22

Kiev acusou Rússia de ataques com 80 drones durante a madrugada

As forças russas atacaram o território ucraniano durante a madrugada com 80 drones, dos quais 61 foram neutralizados, enquanto 18 atingiram sete locais diferentes, disseram as autoridades militares de Kiev.

Até ao momento não há registo de eventuais vítimas ou danos materiais, na Ucrânia.

Por outro lado, as forças ucranianas reclamaram um ataque contra território russo, que atingiu e danificou a central termoelétrica na região russa de Oryol.

Anterior

Ao minuto anterior

Drone russo colide contra prédio no leste da Ucrânia. Morreram 3 pessoas e 12 ficaram feridas

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8