page view

Zelensky admite que falhar acordo sobre ativos russos seria "grande problema"

Proposta apresentada há duas semanas pela Comissão Europeia propõe utilizar os ativos russos congelados na UE para financiar com as receitas destes recursos a Ucrânia.

18 de dezembro de 2025 às 11:22

O Presidente ucraniano admitiu esta quinta-feira que será um "grande problema" se a União Europeia (UE) rejeitar a proposta para utilizar os recursos russos congelados, o que deixaria a Ucrânia sem dinheiro para continuar a resistir.

"Vou falar com todos os líderes [da UE], vou apresentar os nossos argumentos, e, honestamente, espero que seja possível alcançar uma decisão positiva", disse Volodymyr Zelensky à entrada para uma reunião do Conselho Europeu em Bruxelas, a última de 2025.

O Presidente da Ucrânia acrescentou que sem essa decisão, que seria utilizar os recursos russos imobilizados nos países da UE, a Ucrânia "vai viver um grande problema" e que serão negados cerca de 90.000 milhões de euros que pode utilizar para suprir as necessidades financeiras do país e resistir à invasão russa nos próximos dois anos.

A proposta apresentada há duas semanas pela Comissão Europeia propõe utilizar os ativos russos congelados na UE para financiar com as receitas destes recursos a Ucrânia.

Deste modo, a UE asseguraria financiamento estável e previsível para 2026 e 2027.

No entanto, a Bélgica, país que concentra a maior fatia destes ativos russos, duvida do enquadramento legal desta proposta e exigiu garantias de que as consequências da decisão serão suportados por todos e não só pelos países com estes recursos imobilizados.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8