Maioria dos dermatologistas também têm uma opinião sobre a frequência com que se deve tomar banho.
Há quem diga que tomar banho logo pela manhã ajuda a acordar e a começar o dia a sentir-se revigorado. No entanto, há também quem seja da opinião de que tomar banho, antes de ir dormir, ajuda a relaxar e a descontrair depois de um dia agitado.
De acordo com Primrose Freestone, professora de Microbiologia Clínica na Universidade de Leicester, em Inglaterra, citada pelo Daily Mail, a resposta é clara: "Como microbiologista, sou defensora do banho diurno", disse a especialista num artigo para o The Conversation.
Embora não haja uma regra sobre a frequência com que se deve tomar banho, a maioria dos dermatologistas concorda que um dia sim, um dia não é suficiente. Para Freestone, tomar banho é parte integrante de qualquer boa rotina de higiene e ajuda a remover a sujidade e oleosidade da pele, o que pode prevenir erupções cutâneas e infeções. Também remove o suor, o que pode diminuir o odor corporal.
Ao longo do dia, o nosso corpo também acumula poluentes e alergénios, como poeira e pólen. Esse acumular favorece o crescimento de bactérias, que podem ser transferidas do corpo para os lençóis.
Contudo, a especialista defende que tomar banho à noite não é a melhor solução, uma vez que as pessoas transpiram durante a noite independentemente da temperatura.
"Os micróbios da pele vão comer os nutrientes do suor, o que significa que pela manhã terá depositado micróbios nos lençóis e provavelmente também acordará com algum odor corporal", afirmou.
Além disso, a especialista refere que durante a noite são eliminadas células da pele que podem servir como fonte de alimento para os ácaros.
"Se não lavar os lençóis regularmente, isso pode levar ao acumular de células mortas da pele, que alimentarão mais ácaros. As fezes desses ácaros podem desencadear alergias e agravar a asma", acrescentou a professora.
Em contraste, tomar banho pela manhã pode ajudar a remover células mortas da pele, suor e bactérias do corpo que podemos ter adquirido durante a noite.
Freestone recomenda mudar os lençóis da cama e as fronhas das almofadas pelo menos uma vez por semana.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.