Só águias dependem de si para chegar ao título.
1 / 40
Um penálti marcado numa área e dois penáltis por marcar na outra, assim se pode resumir a exibição do árbitro Soares Dias, caso o Benfica não chegasse ao empate na segunda parte.
Aos 4’, Ederson joga mal com os pés, num atraso displicente de Luisão, Bas Dost aproveita o mau toque do adversário, que o derruba para penálti justo.
Adrien não treme, bola para a direita de Ederson, com este a voar na esquerda. O Sporting fica a ganhar e o campeonato inclinado para o Dragão. O Benfica entra com um jogador a menos na equipa. Quando Rafa, aos 32’, fica no solo num lance fortuito com Schelotto, já perdeu um punhado de bolas simples. Assim vai continuar, até ser substituído, aos 58’.
Apesar de Rafa, o Benfica equilibra o jogo, sem conseguir oportunidades de golo.
Quando chega o minuto 40, Schelotto pontapeia Grimaldo na área do Sporting, um penálti nítido que o árbitro não marca. Logo no minuto seguinte, Lindelof, vai cabecear com muito perigo, Bruno César, em desespero, empurra-o por trás, na zona dos rins. Outro penálti nítido a passar em claro. Sempre com Soares Dias por perto.
A primeira parte termina com a defesa do jogo, com Rui Patrício a negar o golo num livre de Grimaldo.
Na segunda parte o Sporting entra melhor, com Bas Dost a falhar dois golos feitos, primeiro, aos 48’, numa má cabeçada a centro de Adrien, depois, aos 54, a falhar a emenda com o pé direito, a grande assistência de Gelson.
Com a saída de Rafa e entrada de Jiménez, o Benfica manda no jogo. Aos 66’, Lindelof, de livre direto, bate Rui Patrício, num remate perfeito.
O jogo no segundo tempo é mais aberto e empolgante. Com o empate Rui Vitória resolveu pôr gelo no meio-campo. Aos 80’, tira Mitroglou e mete Filipe Augusto. No mesmo momento, Jesus troca Bruno César por Podence. Fica claro qual dos treinadores quer ganhar o jogo.
O empate deixa o Benfica à mercê de um mero escorregão. Mas sai líder do terreno do rival e isso parece bastar a Rui Vitória.
-----
Análise do jogo
Positivo: Grandes profissionais
Os jogadores mostram que são o melhor do futebol. Concentrados no jogo, nem os clamorosos erros do árbitro fazem descambar o espetáculo, sempre intenso, leal, bem jogado. Equipas bem lideradas por Adrien e Luisão conseguiram mais um momento de exaltação do futebol português.
Negativo: Os milhões de Rafa
Perde bolas com mais facilidade do que sprinta com uma. Está por provar que Rafa seja jogador para uma grande equipa nos grandes momentos. Parece sentir demasiado a pressão. Talvez até os milhões que custou. Rui Vitória tem ali um trabalho hercúleo para rentabilizar tamanho investimento.
Arbitragem: Quase decide título
Soares Dias não pode cegar quando os penáltis são favoráveis ao Benfica. Uma situação, ainda passa, a segunda mostra uma atitude intencional de prejudicar um dos contendores. Estará a render a cena canalha sofrida num treino na Maia? Alguma coisa condiciona o melhor árbitro português.
-----
Análise dos jogadores
Sporting
Gelson - Quando o Sporting teve bola e atacou, foi um perigo para a defesa do Benfica. Esteva nas melhores jogadas dos leões.
Rui Patrício – Uma boa defesa na 1ª parte, num livre de Grimaldo. Ficou a ver a bola entrar no livre de Lindelof, que ditou o empate.
Schelotto – Fez um penálti sobre Grimaldo. Bem a defender e a fugir para o ataque, mas mal a finalizar.
Paulo Oliveira – Boa exibição de um jogador que soube estar em campo e que meteu várias vezes o pé para evitar males maiores.
Coates – Eficaz, praticamente do princípio ao fim.
Jefferson – Problemas para segurar Salvio e Nélson Semedo. Fraco a atacar. Sem ritmo.
William Carvalho – Impôs o físico. Grande passe para Gelson. Contudo, no global, pouco produtivo.
Adrien – A espaços, conseguiu a arrumar a casa leonina. Penálti bem marcado.
Bruno César – Teve muita bola. Com o decorrer dos minutos foi perdendo gás e esclarecimento.
Alan Ruiz – Bons pés. Deu sequência a duas boas jogadas ofensivas do leão.
Bas Dost – Ganhou um penálti e trabalhou muito nas alturas. Mas teve uma perdida escandalosa: solto na área, atirou ao lado.
Bryan Ruiz – Nada de relevante.
Podence – Mexido.
Campbell - Pouco tempo.
Benfica
Lindelof - Marcou um espetacular golo de livre que deixou Patrício pregado ao relvado e que pode ser decisivo na luta pelo título.
Ederson – Erro de principiante no penálti sobre Bas Dost. Pouco trabalho.
Nélson Semedo – Foi o terror de Jefferson, na 1ª parte. Só faltou acertar nos centros. Na 2ª parte caiu na produção ofensiva, mas esteve bem a defender.
Luisão – Perdeu alguns despiques com Bas Dost e fez um passe imprudente para Ederson que ditou o golo do Sporting. Razoável.
Grimaldo – Entrou a perder duelos com Gelson. Depois melhorou um pouco a defender e deu uma boa ajuda no ataque.
Fejsa – Cortou inúmeras bolas e não deu espaços a quem lhe apareceu pela frente. Competente.
Pizzi – Ajudou a empurrar o Sporting para a defesa, até ao intervalo. Mais discreto na segunda parte.
Salvio – Boa dupla com Nélson Semedo até ao intervalo a semear o pânico na defesa leonina. Ganhou o livre que ditou o golo do empate.
Cervi – Fraca prestação.
Rafa – O pior jogador do Benfica.
Mitroglou – Um remate para defesa complicada de Rui Patrício.
Jiménez – Fez muito mais do que Rafa, sem criar perigo.
Carrillo – Desinspirado.
Filipe Augusto – Entrou para defender o empate e foi para o meio-campo meter o pé em todo o lado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.